Em resposta a uma consulta do site Cerrado Rural, o Ministério dos Transportes confirmou que Figueirópolis já foi retirado do projeto do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). De acordo com o site, a Assessoria Especial de Imprensa do ministério explicou que a mudança de Figueirópolis para Mara Rosa (GO) foi realizada para otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em audiência pública. Ou seja, para o ministério, economicamente é mais viável colocar a cidade goiana no traçado.
FIOL-FICO
Conforme a pasta, as Ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Centro-Oeste (Fico) irão compor o Corredor Leste-Oeste, um eixo estratégico para a logística nacional. No trecho conhecido como Fiol 3, que liga Correntina (BA) a Mara Rosa (GO), o traçado original foi ajustado no estudo para garantir uma conexão direta com a Fico 1 (Mara Rosa – Água Boa, MT), otimizando a interligação ferroviária no país.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Segundo o Cerrado Rural, o ministério informou ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a abertura de audiência pública para o Corredor Leste-Oeste, “uma medida importante para ouvir todas as partes interessadas e assegurar que o projeto avance com sustentabilidade, eficiência e inovação”. A pasta ainda explicou que, conforme o cronograma da ANTT, as audiências ocorrerão em Brasília (11/03), Salvador (12/03) e Cuiabá (14/03).
FIOL 2
Sobre o andamento das obras, a FIOL 2, que compreende o trecho entre as cidades baianas de Barreiras e Caetité, ambas na Bahia, é coordenada pela Infra S.A., com prazo para conclusão em 2027. Até o momento, 69,56% das obras já foram concluídas. O trecho Ilhéus-Caetité têm 75% de avanço físico, conforme o ministério.
ACOMPANHAMENTO
Por fim, a pasta disponibilizou dois links para acompanhamento das obras e das audiências públicas:
LEIA MAIS