O deputado federal Carlos Gaguim (UB) apresentou o Projeto de Lei 1539/2024, que visa a criação do Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria de Inteligência Artificial (Fídia), uma iniciativa que ele considera estratégica que busca “posicionar o Brasil como líder global no setor de Inteligência Artificial (IA)”.
O Fundo Fídia tem como objetivo fomentar o crescimento de startups e empresas de tecnologia, promovendo a criação de soluções inovadoras em áreas cruciais como saúde, educação e segurança. Além disso, o fundo se compromete a incentivar a formação de mão de obra qualificada, essencial para enfrentar os desafios do mercado digital e acompanhar o rápido avanço da IA no mundo.
Segundo o deputado, o Brasil precisa se integrar ativamente na revolução digital e o Fundo Fídia representa um passo essencial para esse protagonismo. “Estamos criando um caminho sólido para que o Brasil se torne um líder global em Inteligência Artificial. Este é apenas o começo, e conto com o apoio de todos para aprovarmos esse projeto e construirmos juntos um futuro mais tecnológico e promissor para o nosso país”, afirmou Gaguim.
Para ele, o projeto visa não apenas fortalecer a economia nacional, mas também estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, ampliando oportunidades e garantindo que o Brasil seja visto como uma referência internacional no setor. Com a aprovação do fundo, Gaguim garantiu que o país poderá investir mais em inovação, criar empregos e promover o desenvolvimento de uma infraestrutura digital robusta.