Precisar de um atendimento médico não emergencial nem sempre significa que a pessoa pode aguardar por um ou dois meses para passar por uma consulta. Na verdade, nesse período, problemas simples podem se agravar. E o que surpreende é que o acesso rápido a consultas e exames não é uma dificuldade enfrentada só por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quem pode pagar muitas vezes também precisa esperar.
Morador de Palmas há quase 2 anos, o editor de vídeo Viktor Carvalho sabe bem como é precisar de um atendimento médico mais rápido e não conseguir nem mesmo na rede particular. “No SUS (Sistema Único de Saúde), dependendo do problema, eles mandam você para a unidade de saúde, que vai te orientar a voltar no dia do agendamento das consultas e, às vezes, a vaga será para meses depois. O pior é que na rede particular também funciona assim. Dificilmente um médico atende na hora se não for algo considerado urgente, enquanto isso, a gente fica sofrendo com alguma dor ou desconforto”, reclama.
Nesse contexto, as empresas que oferecem um serviço médico imediato e financeiramente mais acessível têm conquistado mais espaço no mercado e se espalhado pelo país. No Tocantins, a população já conta com dois Postos de Atendimento Médico (PAMs) que prometem atendimento com preços mais acessíveis e também em horários mais flexíveis, um em Araguaína e outro na capital Palmas.
O diretor técnico do PAM, Erivaldo da Silva Soares Filho, explica que o serviço ofertado tem sido bem recebido pela população. “Os relatos da maioria dos pacientes são muito similares. A demora e a burocracia de conseguir um atendimento de baixo risco fazem com que muita gente desista de procurar ajuda médica e aí o problema ressurge depois, mais grave. Além disso, uma outra queixa frequente é com relação aos horários de atendimento nos consultórios: muitos encerram as atividades às 18h e nem todo mundo pode deixar o trabalho para ir ao médico ao longo do dia, especialmente quem é autônomo. Então, nosso atendimento das 10h às 22h tem sido muito elogiado pelos clientes”, comemora o gestor.
Outro exemplo muito comum da utilidade desse tipo de serviço é a administração de medicamentos. “Nós temos pacientes que estão realizando algum tratamento que inclui a aplicação de remédios que exigem a ida a uma instituição de saúde e o serviço de um especialista (médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem), protocolo que em um hospital convencional, que atende urgências e emergências, pode levar horas e aqui no PAM é realizado em poucos minutos. Além disso, atendemos receitas externas, realizando a aplicação de medicamentos prescritos, incluindo reposição de vitaminas injetáveis, o que facilita muito para quem já tem um tratamento indicado e precisa apenas de um local seguro e com profissionais capacitados para administrar a medicação”, ressalta Erivaldo.