O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou na manhã desta quarta-feira, 9, da abertura do Encontro de Secretários Municipais de Agricultura e Médicos-Veterinários, que aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Palmas. A agenda é da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro). “O principal objetivo é levar informações preciosas para seus municípios e, assim, fomentar a economia. A sanidade dos produtos de origem animal não é apenas uma questão técnica, mas também de dignidade e valorização dos nossos médios e pequenos produtores”, defendeu em discurso.
QUALIFICAR MÃO DE OBRA
O chefe do Poder Executivo também defendeu a capacitação do setor produtivo. “Quando os produtores se qualificam, começam a produzir mais, com melhor qualidade, vendem mais e melhoram a vida das suas famílias. Esse é o compromisso do nosso governo, qualificar a mão de obra e ajudar no desenvolvimento de todos. Com o nosso selo Susaf [Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial], o Tocantins dá um passo importante para abrir novos mercados, gerar renda no campo e garantir alimentos seguros para a nossa população”, ressaltou o chefe do Executivo.
ORIENTAÇÃO
O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, explicou, na ocasião, que o evento oferece orientações importantes aos produtores rurais e aos gestores municipais. “A iniciativa da Seagro busca orientar e capacitar produtores, gestores e secretários municipais de agricultura, por meio dos diretores dos programas que o governo tem à disposição. Além disso, capacitá-los também sobre o sistema S, o governo federal, todas as linhas de crédito possíveis por meio do Banco da Amazônia e da Agência de Fomento, ao oportunizar que possam melhorar a produção de alimentos, a geração de renda e o desenvolvimento de seus municípios”, reforçou.
PROGRAMAÇÃO
A programação é composta por diversos temas e apresentação de programas sociais dos governos estadual e federal, entre elas estão: Estruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf); Linhas de crédito; Crédito fundiário; Agroextrativismo e agricultura familiar; Políticas públicas da mulher; Luz para todos; Mais genética; Portais de monitoramento; ações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet/Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e os programas de Aquisição de Alimentos e Venda Balcão.