A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), promoveu nessa quarta-feira, 7, uma capacitação sobre a Plataforma Painel do Fogo. A formação foi voltada a técnicos de órgãos de fiscalização ambiental, controle e setores administrativos das esferas federal, estadual e municipal. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Semarh.
MONITORAMENTO E PROTEÇÃO AMBIENTAL
Segundo a Semarh, o objetivo da capacitação é fortalecer as ações integradas de monitoramento e proteção ambiental, por meio da familiarização com as ferramentas disponíveis na plataforma. As atividades contaram com momentos teóricos e práticos, proporcionando aos participantes uma visão ampla da aplicação do Painel do Fogo no contexto de prevenção e combate a incêndios.
TROCA DE INFORMAÇÕES
A capacitação é resultado de um acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Semarh e o Censipam, visando à troca de informações e conhecimentos técnicos. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,Marcello Lelis,destacou a importância da tecnologia no enfrentamento aos incêndios florestais. “Investir em capacitação e no uso de plataformas como o Painel do Fogo é essencial para agirmos de forma mais eficiente e integrada. A proteção ambiental exige tecnologia, conhecimento e união entre os órgãos públicos”, ressaltou.
PARTICIPARAM DA FORMAÇÃO
Ainda de acordo com a Semarh, durante o treinamento, foram apresentadas as principais funcionalidades e aplicações do Painel do Fogo na proteção da Amazônia e de outros países amazônicos. Participaram da formação técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Federal e Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
DIVULGAR A PLATAFORMA
Conforme o assessor técnico do Censipam, Sandro Pisetta, o mesmo treinamento está sendo oferecido a outros estados que integram a jurisdição do Centro Regional de Belém. “A ideia é divulgar a plataforma e capacitar quem já a conhece, para que possa utilizá-la da melhor forma possível. O objetivo é garantir que os órgãos saibam como operar a ferramenta e extrair dela o máximo de informações”, explicou.
COMBATE AO FOGO
A Semarh ressaltou que os participantes foram orientados sobre como utilizar a plataforma para dar suporte ao acionamento de equipes de combate ao fogo, identificar ocorrências mais severas, realizar análises contextuais a partir de dados geoespaciais e atualizar, em tempo quase real, os eventos de fogo a partir da detecção de focos de calor.
COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS
Para o gerente de monitoramento da Defesa Civil Estadual, tenente Agnaldo Silveira, a capacitação é especialmente importante para os novos soldados que passaram recentemente a integrar as ações de cooperação. “A ferramenta Painel do Fogo não é totalmente desconhecida para nós, mas ainda temos pouco domínio sobre ela. Estamos aqui para aprofundar esse conhecimento e, assim, aprimorar nosso serviço no combate aos incêndios florestais”, afirmou.