A atual boa relação entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), gerou uma iniciativa concreta. O Diário Oficial do Estado publicado na noite desta segunda-feira, 12, trouxe a instituição do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) entre os entes com o objetivo articular e executar programas, projetos e ações de interesse comum. O Decreto 6.957 de 2025 projeta cooperação técnica, estratégias conjuntas para o desenvolvimento sustentável, modernização da infraestrutura, fomento, além do fortalecimento de negócios e da regularização fundiária.
PRIMEIRA REUNIÃO TÉCNICA ENTRE SECRETÁRIOS
A primeira reunião técnica do GTI foi realizada na mesma segunda-feira, 12. O secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes, recebeu o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito de Palmas, Carlos Júnior, e os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo; de Finanças, Glauber Santana; e de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello. Do lado do Estado, estiveram presentes Thomas Jefferson, de Parcerias e Investimentos (SPI); Carlos Humberto, da Indústria, Comércio e Serviços (SICS); e Aleandro Lacerda, da Companhia Imobiliária de Participações.
PAUTA
Deocleciano Gomes falou sobre a iniciativa do governo estadual e elencou as prioridades do colegiado. “O intuito principal desse Grupo de Trabalho é definir a composição dos integrantes e iniciar os levantamentos necessários. A proposta é adotar os procedimentos administrativos que possibilitem o andamento de diversas demandas tanto do governo quanto da prefeitura, sempre com foco em melhor atender a população palmense em várias áreas”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil.
SE ESTADO TEM PROJETOS, NÃO SEREMOS NÓS QUE IREMOS TRAVAR
Carlos Júnior avaliou de forma positiva a participação da prefeitura na reunião. “O interesse do município é o destravamento da cidade. Percebemos na reunião que esse também é o interesse do governo. Se o Estado tem projetos para determinadas áreas, não seremos nós que iremos travar. E, da mesma forma, o Estado compreende que temos projetos em outras áreas e também não vai interferir. Com isso, quem ganha é a cidade, quem ganha é a população”, destacou.
COMPOSIÇÃO
O GTI Palmas-Tocantins será composto por representantes de diversas pastas do Poder Executivo Estadual, entre elas: Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas; Casa Civil; Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO); Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO); Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan); e a Companhia Imobiliária de Participações, Investimento e Parcerias (Tocantins Parcerias). Por Palmas, Palmas, participa a convite, a Casa Civil; a Secretaria do Gabinete do Prefeito; a Procuradoria-Geral do Município; a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo; e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.