O vice-presidente do Senado Federal, Eduardo Gomes (PL), desembarcou no Japão na quinta-feira, 15, para representar o Poder Legislativo na Missão Internacional do Transporte, no Japão, que segue até 26 de maio nas cidades de Kyoto e Osaka. Transformação digital, inteligência artificial e o futuro do setor transportador estão na pauta da agenda promovida por frente formada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Instituto de Transporte e Logística, além do Serviço Social (Sest) e de Aprendizagem do Transporte (SENAT). “O Japão tem um histórico de excelência em transporte, tecnologia e integração urbana. Ao conhecer de perto essas experiências, podemos colaborar para que o Brasil avance na digitalização dos serviços logísticos, no uso ético da inteligência artificial e na construção de um modelo de transporte mais sustentável, eficiente e inclusivo”, destacou.
INCORPORAR EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS
A missão integra o esforço do Brasil em compreender e incorporar experiências internacionais bem-sucedidas na área de inovação e sustentabilidade, tendo como referência a estratégia japonesa da “Sociedade 5.0” — modelo que articula tecnologia, qualidade de vida e desenvolvimento econômico. O senador Eduardo Gomes integra a comitiva parlamentar convidada pela CNT. Os custos da viagem, incluindo passagens, hospedagem e deslocamentos, estão sendo integralmente custeados pelo Sistema Transporte, sem ônus para o Senado Federal.
AGENDA
Na programação, estão previstas sessões temáticas, visitas técnicas e workshops com ênfase em inteligência artificial generativa (GenAI), logística digital, modelos de negócios inovadores, ética e sustentabilidade. Nessa sexta-feira, 16, o parlamentar participou de um coquetel de boas-vindas. Neste sábado, 17, haverá uma imersão cultural no país asiático.
ABERTURA DO PROGRAMA NA SEGUNDA-FEIRA
A abertura oficial do programa acontece nesta segunda-feira, 19, com debates sobre inovação no transporte e o papel da digitalização no setor logístico. Ao longo da semana, Eduardo Gomes participará de painéis sobre aplicações práticas da GenAI no transporte, incluindo temas como realidade aumentada, estratégias de competitividade e experiências imersivas da cultura japonesa — como ikebana e práticas zen.
EXPOSIÇÃO EM OSAKA
Na quinta, 22, e sexta, 23, a comitiva fará uma visita técnica à Expo 2025 Osaka, um dos eventos internacionais mais relevantes em inovação tecnológica e urbanismo sustentável. A missão se encerra no sábado, 24, com um balanço das experiências adquiridas e a entrega dos certificados de participação. O retorno ao Brasil está previsto para o domingo, 25, com chegada na segunda-feira, 26.