O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) participou nesta quinta-feira, 21, da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para discutir políticas de combate ao feminicídio e fortalecimento da proteção às mulheres.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DEVE SER PRIORIDADE
No encontro proposto pelo deputado Moisemar Marinho (PSB), Mantoan destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve ser prioridade. “É inaceitável que o Tocantins e o Brasil ainda convivam com índices tão altos de feminicídio. Precisamos de união entre os poderes e da aplicação de políticas públicas que cheguem de fato na vida das mulheres, garantindo segurança, acolhimento e justiça”, afirmou.
SISTEMA DE OPRESSÕES DE QUEM TEM PODER
A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, ressaltou a dimensão estrutural da violência contra as mulheres. “Nós sabemos que a violência de gênero não é um fato isolado e nem individual, é estrutural. O patriarcado, o capitalismo e o racismo, ao longo da história colocaram o homem no centro, naturalizando o controle sobre as vidas das mulheres, formam um sistema de opressões de quem tem poder, controla os recursos e até os corpos femininos”, pontuou.
CONSCIENTIZAÇÃO PARA LIBERTAR ESTAS MULHERES
Já a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, detalhou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela pasta. “Precisamos enfrentar a violência também com conscientização para libertar estas mulheres. Nós falamos de saúde, de educação, de empreendedorismo, trabalho e renda, por isso levamos as caravanas das mulheres, linhas de crédito, oficinas para dentro dos quilombos, para as cidades, alcançando o maior número de tocantinenses”, avalia.