
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou nesta quinta-feira, 21, em São Paulo (SP), da abertura oficial do 9° Salão do Turismo, o maior evento do setor no Brasil. O gestor estadual estava acompanhado dos secretários do Turismo, Hercy Filho; e de Participações Sociais, a primeira-dama Karynne Sotero.
MINISTÉRIO DO TURISMO
O Salão do Turismo ocorre até este sábado, 23, com o tema Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo, e é uma iniciativa estratégica do Ministério do Turismo voltada à promoção, à comercialização e à valorização de roteiros e experiências, alinhada às diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e da Política Nacional de Turismo. O evento busca fomentar a economia do setor e aproximar o público das riquezas culturais e naturais do Brasil.
ATRATIVOS TOCANTINENSES
O governo do Tocantins está presente no Salão do Turismo com um dos maiores estandes do evento. O visitante poderá conhecer os principais destinos que são trabalhados no planejamento estratégico da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que são: Jalapão, Serras Gerais, Cantão, Ilha do Bananal, a capital Palmas e as praias tocantinenses.
ESTADO CELEBRA RESULTADOS HISTÓRICOS
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o evento evidencia o ótimo momento do turismo no Brasil e, consequentemente, no Tocantins. “Hoje [quinta-feira, 21], o turismo do nosso Estado celebra resultados históricos. Na Temporada de Praia 2025, por exemplo, nós recebemos cerca de 1,2 milhão visitantes e tivemos uma geração de aproximadamente R$ 723 milhões na economia local. Tudo isso fomenta a economia e retorna tanto para os municípios quanto para o estado”, reforçou o governador.
FOMENTAR A TROCA DE CONHECIMENTO
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, pontuou que o evento celebra a consolidação do Salão desde 2023, após uma interrupção de 12 anos. “Isso mostra a força do nosso turismo e também propicia conhecermos o que há de melhor no setor no país. Nosso estado chega ao Salão do Turismo trazendo o nosso artesanato, nossas riquezas culturais e atrativos turísticos, além de fomentar a troca de conhecimento entre profissionais do trade turístico”, ressaltou o gestor.