Entre postulantes ao Palácio Araguaia, Congresso Nacional e Assembleia, o Tocantins apresentou nestas eleições 331 candidatos aptos. A maioria disputa vagas no legislativo. Em relação as disputas majoritárias, são cinco candidatos a governador, e nove a senador.
Com uma chapa à reeleição, a coligação “Governo de Atitude” tem como candidatos o governador Mauro Carlesse (PHS) e o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), que buscam se manter no Palácio Araguaia. Para o Senado, o grupo apresenta o deputado federal César Halum (PRB) e Eduardo Gomes (SD).
– Programa de governo da “Governo de Atitude”.
Ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) também está na disputa ao Palácio Araguaia com o empresário gurupiense Oswaldo Stival (PSDB) como vice-governador. A coligação “A Verdadeira Mudança” tem dois senadores disputando à reeleição: Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB).
– Programa de governo da “A Verdadeira Mudança”.
Um dos idealizadores da chamada Lei da Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis (Rede) é candidato a governador com a chamada “Frente Alternativa”. Para a vice-governadoria é apresentado o nome de José Geraldo (PTB). O deputado federal Irajá Abreu (PSD) e o estadual Paulo Mourão (PT) buscam as vagas no Senado.
– Programa de governo da “Frente Alternativa”.
O ex-secretário estadual César Simoni (PSL) disputa o governo do Tocantins sob a batuta de ser o candidato do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). O médico Paulo Henrique Duarte (PSL) é apresentado como vice-governador, enquanto o policial federal Farlei Meyer (PSL) e o ex-deputado federal Antônio Jorge (PSL) são os nomes para o Senado.
– Programa de governo do Partido Social Liberal.
A ativista social Bernadete Aparecida também é candidata a governadora pelo Partido Socialismo e Liberdade, tendo Ney Robson (Psol) como vice. Diferente das demais majoritárias, os socialistas só tem um nome para o Senado: Melck Aires (Psol).
– Programa de governo do Partido Socialismo e Liberdade.
Proporcionais
Os tocantinenses também irão as urnas para escolher deputados federais e estaduais. São oito cadeiras na Câmara, seis delas indo à reeleição. Dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa, 21 tentam se reeleger. Os nomes de todos os postulantes proporcionais, com os respectivos números e coligações podem ser consultados no Sistema de Divulgação de Contas Eleitorais (DivulgaCand). Para isto, basta acessar o DivulgaCand e escolher o cargo para conferir a lista.