Como no plano nacional, no Tocantins, os tucanos também estão vivendo um momento de desencontro. Além do desabafo do presidente regional do PSDB, Ataídes Oliveira, que culpou os prefeitos do partido por sua derrota na disputa pelo Senado, em Gurupi houve lavagem de “roupa suja”.
Segundo suplente de deputado federal na coligação “Renova Tocantins”, o vereador gurupiense Eduardo Fortes (PSDB) lamentou a falta de apoio do correligionário e prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), à sua candidatura. Em entrevista ao site Atitude Tocantins, o parlamentar criticou o gestor por apoiar candidato de outro partido e de outra cidade e disse que o bom desempenho no pleito só ocorreu graças ao empresário Oswaldo Stival (PSDB), que postulou a vice-governadoria na chapa de Carlos Amastha (PSB).
“Infelizmente de quem a gente esperava ter apoio não tivemos, o próprio prefeito de Gurupi [Laurez Moreira], que faz parte do nosso partido, apoiou um outro candidato [Osires Damaso, PSC], que é de outra cidade e de outro partido”, reclamou Eduardo Fortes.
Ele já aproveitou para projetar a candidatura de Oswaldo Stival ou o próprio a prefeito de Gurupi em 2020. “Nós vamos defender o nome do Stival, que ficou conhecido por toda a população e, se não for ele, eu colocarei o meu nome”, acrescentou.
Para chegar à segunda suplência da Câmara Federal, Eduardo Fortes angariou 14.451 votos (2,02% dos válidos), sendo 11.566 deles só em Gurupi (31,17% dos votantes gurupienses). O vereador foi o candidato a deputado federal mais votado do município. O deputado estadual e federal eleito Osires Damaso (PSC) ficou na quarta colocação na cidade, com 1.495 votos (4,03%).