O presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSD), foi à Tribuna na sessão desta quarta-feira, 17, para comentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada pelo Executivo. O vereador disse ter constatado uma redução de 9% do orçamento do município em relação à peça anterior. Além disso, o social-democrata questionou o comprometimento da receita com pessoal, que prevê que irá prejudicar o funcionalismo.
“Com relação às despesas, que fiz questão de analisar, a LDO de 2019 demonstra uma situação de crescimento que preocupa. As despesas com pessoal ultrapassam 52%. Aí já vem a preocupação de vários problemas, por exemplo: data-base, progressão… Servidores do município de Palmas, já se preocupem com a data-base de 2019 de vocês, que possivelmente não será paga”, disparou.
Já em relação às receitas, Folha Filho disse ter constatado uma redução de 9% em relação à peça anterior. Segundo o presidente, a LDO de 2019 prevê um orçamento de R$ 1,208 bilhão, enquanto a do ano anterior anotou R$ 1,323 bilhão.
Subprefeitura da Região Sul
Folha Filho também repercutiu o suposto desmonte da Subprefeitura da Região Sul. Ao contrário de Rogério Freitas, o presidente da Câmara de Palmas criticou a medida. “É um prejuízo para a região. A cidade não ficaria desprotegida. Gostaria que a prefeita deixasse a Subprefeitura da Região Sul. Os equipamentos não podem sair dali, onde tem mais de 50% da população. Eu gostaria é que tivesse um na região norte”, defendeu.