O governador Mauro Carlesse (PHS) empossou na manhã desta terça-feira, 27, Rossílio Souza Correia como delegado geral da Polícia Civil (PC), Raimundo Cláudio Batista como diretor da corporação em Palmas e Marcelo Falcão como o subsecretário de Segurança Pública do Estado (SSP). Os nomes foram indicação de Heber Luís Fidelis, interino da SSP, e foram referendados pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol).
A nomeação da nova cúpula após a crise aberta pela dispensa de doze delegados regionais. Em material enviada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governador destacou a importância do trabalho da Polícia Civil no contexto da SPP e desejou sucesso a cada um dos empossados. “A segurança pública é uma das nossas prioridades e desejamos sucesso a cada um vocês no exercício das suas atividades”, teria reforçado Mauro Carlesse.
Entenda
O governo decidiu dispensar das funções de chefias regionais todos os doze delegados com esta atribuição, o que gerou uma crise ao governador. Isto porque a medida aconteceu em meio à repercussão da Operação Expurgo, que tem entre os investigados o ex-juiz eleitoral João Olinto, pai do então líder do Palácio Araguaia na Assembleia Legislativa, deputado estadual Olyntho Neto (PSDB).
A argumentação para a medida foi a contenção de gastos, mas as exonerações fizeram com que toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública entregasse seus cargos. Alçado à SSP de forma interina, Héber Fidelis buscou a reaproximação dos delegados e solicitou que Sindepol referendasse o nome de três delegados para voltarem à cúpula da pasta, o sindicato cedeu.
Tal sinalização ao Sindepol acabou gerando atrito com a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), que esteve reunida nesta segunda-feira, 26, com o secretário interino Héber Fidelis para manifestar insatisfação com forma com que os novos membros da cúpula da pasta foi escolhida. A entidade lamenta o fato de não ter sido consultada pelas indicações, que partiu só do Sindepol. “Posicionamento unilateral”, decretaram.