A Fundação Pró-Tocantins lançou na sexta-feira, 23, no Auditório do Quartel do Comando Geral, o Programa de Preparação para a Reserva. O projeto tem como público-alvo Policiais e Bombeiros militares que irão para a reserva nos próximos cinco anos. Tem quatro meses de duração e contará com oficinas e palestras com métodos ativos sobre saúde física, mental e financeira.
O evento de abertura contou com a presença do chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, do diretor-presidente da Fundação Pró-Saúde, coronel Luiz Cláudio Benício, do diretor de Saúde da PMTO, coronel Wesley Borges Costa, e da deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB), que externaram a importância deste programa para a qualidade de vida dos militares que já estão na Reserva e àqueles que estão próximos do desligamento da carreira profissional.
Para o lançamento, os militares puderam vislumbrar como serão as oficinas, através da palestra “o significado do trabalho e da aposentadoria”, ministrada por Ana Paula Maracaípe. Tema que abordou o quanto é possível continuar a ser ativo e atuante, após ir para a Reserva, além de como preservar o bem-estar.
As oficinas vão ter início em setembro, com duas aulas durante o mês e vão até dezembro. O militar que quiser participar do PPR precisa efetuar a sua inscrição na sede da Fundação Pró-Tocantins ainda no mês de agosto. Lembrando que as vagas são limitadas.
O Programa de Preparação para a Reserva será anual e pretende alcançar todos os militares do Estado. Para o Diretor Presidente da instituição, Coronel Benício, este programa é um marco na história da Fundação. “É com grande alegria que lançamos este programa. O nosso objetivo é oferecer uma oportunidade de reflexão sobre o momento atual de suas vidas e prepará-los para enxergar potencialidades nesta nova etapa que virá, e assim estimulá-los ao interesse em novas áreas e possibilidades de ação”.
Sobre o Programa de Preparação para a Reserva
O programa tem o objetivo de preparar os participantes para a reserva. Prepará-los para lidar com os fatores psicológicos, sociais, culturais, de saúde e econômicos que se manifestam no período que antecede a reserva. Serão abordados temas como: Direitos e Aspectos previdenciários, empreendedorismo, Planejamento do Tempo, cuidados com a saúde, alimentação, planejamento pessoal e profissional, dentre outros. (Com informações da assessoria)