O clima esquentou na Câmara de Gurupi na sessão dessa quinta-feira, 30, quando os vereadores discutiam o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar um financiamento de R$ 14,7 milhões. A temperatura elevou quando o ex-líder do prefeito Laurez Moreira (PSDB), André Caixeta (PSB), questionou a atuação de seu sucessor na função, Ivanilson Marinho (MDB). As informações são do Portal Atitude.
Deveria ser o líder
Caixeta defendia que o líder da oposição, Sargento Jenilson (PRTB), deveria devolver o projeto após pedido de vista. “Eu acredito que a pessoa que deveria estar fazendo a defesa destas obras aqui seria o líder do prefeito […] Apesar de eu não ser líder do prefeito, sou contrário ao pedido vista porque são obras de suma importância para a cidade de Gurupi e peço aos colegas vereadores que me acompanhem, apesar de eu não ser líder do prefeito, mas pela preocupação pela população gurupiense”, disse Caixeta.
Sem ambição para líder
Ivanilson reagiu e disse que a fala de Caixeta foi desnecessária e que não deu procuração para ninguém falar em seu nome. “Estarei falando com prefeito. Não tenho ambição nenhuma para ser liderança na Câmara, se alguém quer basta pedir, apenas penso na melhoria da minha cidade”, disse Ivanilson ao Portal Atitude.
Vereadores fuxiqueiros
O vereador Zezinho Lafiche (Pros) manifestou-se a favor da aprovação do financiamento, mas condenou o que chamou de falta de companheirismo de alguns de seus colegas que estariam delatando ao prefeito Laurez o que acontece nas reuniões fechadas da Casa de Leis. “Naquela discussão que nós tivemos no gabinete [da presidência], no meu ponto de vista, foi uma palhaçada, porque teve vereador que ligou para o prefeito e passou todos os detalhes daquilo lá. Em primeiro lugar, eu não sou empregado do prefeito e muito menos destes vereadores fuxiqueiros que ligam para o prefeito dizendo que tudo que passou ou deixou de passar na Câmara. Eu não sou empregado dele, mas sou favorável ao projeto de financiamento porque eu sei que ele vai organizar esta cidade”, disse Lafiche.
Bipolar
O líder do prefeito, Ivanilson Martinho (MDB), criticou o pedido de vista e a defesa de Sargento Jenilson pela não aprovação do empréstimo pela Câmara. Segundo o líder, o colega da oposição crítica os financiamentos, mas faria uso eleitoreiro da situação defendendo as mesmas obras previstas no empréstimo. “Ao mesmo tempo que ele [Jenilson] vota contrário, diz que quer melhoria. Há uma confusão de bipolaridade”, criticou.
Com Laurez e Carlesse
Ivanilson é líder de Laurez e também um fiel aliado do governador Mauro Carlesse (DEM) em Gurupi.