Associação Cultural de Araguaína é reativada
Depois de um bom tempo desativada, a Associação Cultural de Araguaína, finalmente, foi reativada no dia 24, por iniciativa de uma plêiade de intelectuais com atuação destacada naquela cidade. Todos estão empenhados em fomentar o fazer cultural na chamada capital do boi gordo.
Diretoria
A nova diretoria da entidade, ficou assim constituída: Madian Braga (Presidente), Raimundo Barbosa (Vice-Presidente), Francisco Morais (Tesoureiro) e Patrícia Bringel Noleto (Secretária). Já no Conselho Diretor ficaram: José Francisco Concesso, Edson Gallo e Alexandre Gomes de Brito. Como suplentes assumiram: José Manoel Sanches Da Cruz Sanches, Vera Leite e Marcos Aurélio Viana Meneses.
Projeto Leitura Viva é destaque em Tocantínia
O secretário de Educação de Tocantínia, professor e escritor André Goveia, que também é membro-correspondente da Academia Gurupiense de Letras, informa à coluna que a exemplo do que ocorreu no ano passado, neste ano de 2020, os alunos da rede municipal de Educação daquela cidade terão acesso a vários projetos educacionais de incentivo à leitura e à produção textual, cujos resultados se mostraram altamente positivos.
Acesso ao conhecimento
É o caso do Projeto Leitura Viva, que busca favorecer o acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, ampliando os caminhos do conhecimento dos alunos por meio da leitura e da escrita. Já neste primeiro semestre está previsto o lançamento de um livro com a produção literária de vários alunos.
Levi Brandão lança livro em Araguaína
Neste sábado, 1º, a partir das 19h30, o escritor, poeta e economista Levi Brandão estará lançando o seu livro de crônicas Diário dos meus 100 anos, na La Fontana Pizzaria e Restaurante, localizada na Rua Aparecida, nº 293, Bairro São João, em Araguaína.
Incongruências
Publicada pela Autografia Editora, essa obra de Brandão foi lançada, inicialmente, em meados de 2018. Nela, o autor trata com profundo desvelo das incongruências na vida. “A flor que alimenta um romance é também a flor que homenageia aquele que se foi. E a mesma flor que traz beleza, paz, amor, sofre em si a dor de morrer para ser bonita e símbolo de algo doce, singelo e afável”, argumenta.
Sobre o autor
Além de economista por formação, Levi Beltrão é especialista em docência universitária e, também, ator de teatro. Possui outros dois livros publicados: Caminho de Pedras e Rosas: poemas contos e crônicas, bem como Preto no branco – Verso e Prosa, pela Editora Protexto.
Livro de Garcia em leitura de Mestrado
Estreando no universo literário como romancista, o festejado escritor paraense Alfredo Guimarães Garcia acaba de ser comunicado que o seu livro “Enquanto meu pai morre“, publicado no ano passado pela Editora Pará.grafo, será leitura do Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na disciplina “Literatura, Cultura e Sociedade”. Garcia é autor de mais de 40 livros publicados.
Prêmio Sesc de Literatura-2020
Inscrições
O prêmio se consolidou como um grande lançador de novos nomes da literatura brasileiro. Desde a sua criação, mais de 14 mil livros foram inscritos e 29 novos autores foram revelados. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.