CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / Intelectuais reativam Associação Cultural de Araguaína 

LIVROS & CIA / Intelectuais reativam Associação Cultural de Araguaína 
5 (100%) 1 voto
Integrantes da noa diretoria da Associação Cultural de Araguaína (Foto: Divulgação)

Associação Cultural de Araguaína é reativada

Depois de um bom tempo desativada, a Associação Cultural de Araguaína, finalmente, foi reativada no dia 24, por iniciativa de uma plêiade de intelectuais com atuação destacada naquela cidade. Todos estão empenhados em fomentar o fazer cultural na chamada capital do boi gordo.

Diretoria

A nova diretoria  da entidade, ficou assim constituída: Madian Braga (Presidente), Raimundo Barbosa (Vice-Presidente), Francisco Morais (Tesoureiro) e Patrícia Bringel Noleto (Secretária). Já no Conselho Diretor ficaram: José Francisco Concesso, Edson Gallo e Alexandre Gomes de Brito. Como suplentes assumiram:  José Manoel Sanches Da Cruz Sanches,  Vera Leite e  Marcos Aurélio Viana Meneses.


Desde as séries iniciais os alunos são apresentados ao mundo fascinante que só os livros podem proporcionar, além de serem estimulados à leitura e à produção textual (Foto: Edvaldo Xerente)

Projeto Leitura Viva é destaque em Tocantínia

O secretário de Educação de Tocantínia, professor e escritor André Goveia, que também é membro-correspondente da Academia Gurupiense de Letras, informa à coluna que a exemplo do que ocorreu no ano passado, neste ano de 2020, os alunos da rede municipal de Educação daquela cidade terão acesso a vários projetos educacionais de incentivo à leitura e à produção textual, cujos resultados se mostraram altamente positivos.

Acesso ao conhecimento

É o caso do Projeto Leitura Viva, que busca favorecer o acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, ampliando os caminhos do conhecimento dos alunos por meio da leitura e da escrita. Já neste primeiro semestre está previsto o lançamento de um livro com a produção literária de vários alunos.


Levi Brandão lança livro em Araguaína

Neste sábado, 1º, a partir das 19h30, o escritor, poeta e economista Levi Brandão estará lançando o seu livro de crônicas Diário dos meus 100 anos, na La Fontana Pizzaria e Restaurante, localizada na Rua Aparecida, nº 293, Bairro São João, em Araguaína.

Incongruências

Publicada pela Autografia Editora, essa obra de Brandão foi lançada, inicialmente, em meados de  2018. Nela, o autor trata com profundo desvelo das incongruências na vida. “A flor que alimenta um romance é também a flor que homenageia aquele que se foi. E a mesma flor que traz beleza, paz, amor, sofre em si a dor de morrer para ser bonita e símbolo de algo doce, singelo e afável”, argumenta.

Sobre o autor

Além de economista por formação, Levi Beltrão é especialista em docência universitária e, também, ator de teatro. Possui outros dois livros publicados: Caminho de Pedras e Rosas: poemas contos e crônicas, bem como Preto no branco – Verso e Prosa, pela Editora Protexto.


Livro de Garcia em leitura de Mestrado

Estreando no universo literário como romancista, o festejado  escritor paraense Alfredo Guimarães Garcia acaba de ser  comunicado que o seu livro Enquanto meu pai morre, publicado no ano passado pela Editora Pará.grafo, será leitura do Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na disciplina “Literatura, Cultura e Sociedade”. Garcia é autor de mais de 40 livros publicados.


Prêmio Sesc de Literatura-2020

 Até o dia 20 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura. Autores estreantes podem inscrever suas obras inéditas nas categorias Romance ou Conto. Os interessados têm até 20 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. 

Inscrições

O prêmio se consolidou como um grande lançador de novos nomes da literatura brasileiro. Desde a sua criação, mais de 14 mil livros foram inscritos e 29 novos autores foram revelados. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.  



ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também