O conselheiro federal de Medicina Estevam Rivello Alves afirmou à Coluna do CT que não há motivo para alarde diante do caso do alemão com suspeita de Coronavírus. O turista, que chegou ao Tocantins nessa sexta-feira, 31, e está internado no Hospital Regional de Porto Nacional.
Simples gripe
O médico disse que o paciente está bem e seu quadro clínico não piorou desde a internação. “O caso está sendo bem conduzido, provavelmente é um quadro viral. O paciente está bem, é um alemão que teve contato em aeroporto. Tem chinês no mundo inteiro, mas é difícil falar que ele teve contato com um caso suspeito. É mais provável que seja um caso viral, mas não associado ao vírus [Coronavírus]. É uma gripe simples”, afirmou o médico.
Cidades contaminadas
Alves observou que o alemão não passou por cidades contaminadas pelo Coronavírus. A precaução foi apenas por ele ter passado por aeroportos muito movimentados.
Uniformizar a fala
O conselheiro disse que conversou com o infectologista Flávio Milagres, responsável pela Vigilância, e pediu um posicionamento sobre o assunto para “uniformizar a fala”. “Isso vai ser feito agora e à tarde devem soltar um protocolo de atendimento para que as unidades do interior se sintam responsáveis também”, explicou.
HGP e Araguaína referência para casos graves
Segundo ele, o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital Regional de Araguaína serão referência em casos graves em suspeita do Coronavírus. “Nos casos mais simples, os hospitais que têm a mínima condição, como Porto Nacional, Paraíso e Gurupi, serão base para fazer o atendimento”, afirmou.
Ouça a entrevista do médico ao Podcast da Coluna do CT:
https://audioboom.com/posts/7493483-coronavirus-nao-ha-motivo-para-alarde-no-to-diz-medico