O prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes (PSD), não só flexibilizou a quarentena imposta para impedir o avanço da Covid-19, o novo coronavírus, mas liberou geral. Decreto publicado pelo prefeito nessa sexta-feira, 3, permite a volta do consumo de alimentos e bebidas alcóolicas em restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, conveniências, bares, trailers, espetinhos e similares. O novo decreto, de número 12, revoga as principais restrições previstas no de número 8, de 23 de março, sobre a situação de emergência em saúde pública no município.
Mesas a 4 metros
Todos esses estabelecimentos podem funcionar normalmente, segundo o decreto do prefeito. Basta que mantenha as mesas a 4 metros de distância uma das outras, que o proprietário controle “o fluxo exagerado de pessoas” e disponibilize itens de higiene, como álcool em gel 70%.
Igrejas também
Não só estabelecimentos comerciais, o decreto de Paulinho, como o prefeito é conhecido, permite o funcionamento das igrejas, desde que se observe “as restrições de distanciamento entre os fiéis” e que a lotação seja de no máximo a metade da capacidade do templo.
Academias idem
Também podem funcionar as academias de musculação que, da mesma forma, observem “as restrições de distanciamento dos usuários” e com metade de sua capacidade de lotação.
Continua proibido
O novo decreto do prefeito só manteve proibida a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, aulas em escolas e aniversários.