A contratação da Atlântico Transportes feita pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para a prestação de serviços de transporte escolar será investigado pelo Ministério Público do Tocantins. O contrato de R$ 4.272.757,24 foi assinado em fevereiro deste. A promotor Edson Azambuja promete apurar possíveis irregularidades porque não houve procedimento licitatório para a aquisição dos serviços.
Transporte escolar deve ser programado
O inquérito civil público parte do princípio de que o serviço de transporte escolar pode e deve ser programado pela administração pública, devendo, assim, as contratações da área ocorrer mediante a regra do processo licitatório. O promotor acrescenta que a contratação sem observância da licitação é admitida por lei somente em hipóteses específicas, que devem ser interpretadas restritivamente pelo administrador público.
Licitação seleciona proposta mais vantajosa
De acordo com o Ministério Público, a contratação mediante licitação visa garantir a seleção da proposta mais vantajosa para a administração, enquanto a contratação direta de empresa prestadora de serviço, quando não está caracterizada situação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, pode gerar lesão ao erário.
Contrato emergencial após suspensão abrupta
Em nota de esclarecimento, a Seduc afirma que a contratação emergencial aconteceu porque a antiga empresa prestadora do serviço comunicou a paralisação abrupta, que voltou ao trabalho somente após decisão judicial. “Diante da insegurança provocada por esta paralisação, seguida do encerramento do contrato, a Secretaria deu início a um processo de contratação emergencial para efetuar o serviço até a conclusão do novo processo licitatório, que se encontra em andamento”, garante.
Leia abaixo a íntegra da nota da Seduc:
“NOTA
Assunto: Transporte Escolar
Sobre o transporte escolar dos estudantes da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes informa que a empresa Atlântico Transportes foi contratada para a execução do serviço emergencial, visto que a empresa anterior já estava prestando serviço por força de liminar e teve o contrato encerrado no dia 23 de fevereiro de 2020.
Menos de 30 dias antes do vencimento do contrato (em 31/01/2020) e três dias antes do início do semestre letivo, a referida empresa havia comunicado à Seduc a paralisação abrupta do transporte dos alunos, só retomando após ser obrigada por decisão judicial, levando em conta o caráter essencial do serviço prestado.
Diante da insegurança provocada por esta paralisação, seguida do encerramento do contrato, a Secretaria deu início a um processo de contratação emergencial para efetuar o serviço até a conclusão do novo processo licitatório, que se encontra em andamento. Na oportunidade, cumprindo o que determina a legislação vigente, foram enviadas solicitações de cotações para diversas empresas, com sede no Tocantins e fora do Estado. As empresas interessadas manifestaram-se, e a de menor valor foi contratada, no caso, a Atlântico Transportes.
Quanto ao novo processo licitatório, informa que foi iniciado em novembro de 2019, tendo o edital sido publicado em janeiro de 2020. Tal edital, porém, foi suspenso por recomendação dos órgãos de controle externo para ajustes e adequações. Este será republicado nos próximos 15 dias, atendendo às recomendações.”