O presidente metropolitano do Partido dos Trabalhadores (PT), João Helder Vilela, é o pré-candidato da sigla a prefeito de Palmas. Ao quadro Conversa de Política, Vilela lembrou que os petistas já governaram a Capital — dois mandatos do ex-prefeito Raul Filho (2005-2012) — e que deixou “um legado muito positivo”. Agora a legenda vai desenvolver um plano municipal de desenvolvimento integrado para apresentar à população.
Sem plano de poder
Ao avaliar a derrocada eleitoral do PT no Estado nos últimos anos, Vilela avaliou que o partido se preocupou com planos de desenvolvimento e com o social, mas “não se preocupou com um plano de poder, com um plano de renovação política do seu quadro”.
Sinal de renovação
Para ele, contudo, o fato de o ex-candidato a presidente da República em 2018 pelo PT, Fernando Haddad, ter vencido as eleições no Tocantins, sinaliza que o partido está “se renovando, se reinventando”.
Contra a “política neoliberal”
O petista disse que sua pré-candidatura também surge para se contrapor à “política neoliberal que está avançando contra direito dos trabalhadores e contra os valores democráticos”. Para ele, é “um erro gravíssimo” não enxergar o vínculo que disse existir entre o município e a sustentação ao governo Jair Bolsonaro.
Assista a seguir a entrevista com o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PT, João Helder Vilela: