Autorizada pela Assembleia Legislativa, a venda das ações da Lajeado Energia SA custou ao Estado boa parte da execução dos recursos a serem arrecadados. Mais um deputado anunciou ter conseguido aprovar emenda ao Projeto de Lei para obrigar o Executivo a destinar parte do valor a um objeto específico. Segundo informações do Atitude, Gleydson Nato (PSB) teria reservado 4% da quantia a ser embolsada para a conclusão do Hospital Geral de Gurupi (HGG) e outros 2,5% para pavimentações asfálticas no município.
Deputados definiram aplicação do recurso
Até o momento foi divulgado que os deputados já reservaram 45,5% dos recursos a serem arrecadados com a venda dos 23% das ações da Lajeado Energia SA. Conforme cálculo do próprio secretário da Fazenda e do Planejamento, Sandro Henrique Armando, o Palácio Araguaia espera arrecadar até R$ 600 milhões com a alienação. Sendo assim, estas destinações pelos deputados já somariam R$ 273 milhões.
Emendas
Além de Gleydson Nato, a bancada araguainense da Assembleia Legislativa se uniu e garantiu uma emenda coletiva que exige que 30% do valor arrecadado pela venda seja destinado para a construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA). Vilmar de Oliveira (SD) afirma ter conseguido 3% para o Hospital de Referência de Guaraí, outros 2% para o de Araguaçu e 4% para a construção de casas populares. Sem citar percentual, Valderez Castelo Branco (Progressitas) também diz ter reservado recursos para a conclusão das obras da TO-243, que liga o povoado Mato Verde ao município de Babaçulândia.