O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Tocantins (Plansaúde) passou por mudanças e ganhou um novo o nome: “Servir”. A novidade foi anunciada na tarde de quarta-feira, 12, pelo secretário da Administração, Bruno Barreto, em uma coletiva de imprensa virtual transmitida pelas redes sociais do governo estadual.
Sem aumento para servidor
A primeira mudança anunciada pela Secretária da Administração (Secad) foi a operação do plano, agora por conta da Hominiss Consulting. Entretanto, as alterações não vão acarretar em aumento de contribuição para os servidores, em cumprimento a uma orientação do governador Mauro Carlesse (DEM), revelou o diretor do Servir e secretário-executivo da pasta, Ineijaim Siqueira.
Ampliação dos canais de comunicação
No que tange as metas para a modernização do Servir, o secretário-executivo da Secad destacou a ampliação dos canais de comunicação de forma direta dos usuários com os prestadores da rede credenciada, a unificação e atualização das tabelas e ampliação dos pontos de atendimentos. “Estamos ampliando os pontos de apoio de três para seis, além dos canais de comunicação, teremos disponíveis para estreitar a comunicação com os servidores, e-mail, WhatsApp e nova central. A outra forma de comunicação será de modo físico em um dos nossos pontos de apoio”, ressaltou.
Transição sem interrupção no atendimento
Fazem parte também da modernização, a implantação de ferramentas tecnológicas com uso de inteligência artificial, o que facilitará o atendimento. Recursos como a biometria, um sistema integrado de auditorias e o aplicativo para usuários, são mais alguns dos benefícios do novo modelo. Ineijaim Siqueira destacou que tudo será feito sem acarretar prejuízos para os servidores. “A transição foi muito bem pensada de modo que não ocorra interrupção de atendimento”, antecipou.
Telemedicina
Entre as propostas de melhorias, o Servir contará com serviço de telemedicina. De acordo com Ineijaim Siqueira, a base de tecnologia que vai subsidiar a execução do projeto está pronta, em fase de testes, mas deve ser implementada em 60 dias. “Por meio da nova ferramenta, o Servir vai alcançar locais que não possuem um atendimento de saúde. Para quem possui acesso ao celular será possível agendar uma consulta, a outra forma será realizada de modo físico em dos nossos pontos de apoio”, explicou.
Crise
A modernização do plano de saúde do servidor surge após uma série de problemas do governo em pagar os prestadores de serviços. Os atrasos do Estado geraram constantes paralisações durante 2019. Uma mudança no antigo Plansaúde já era debatida. O ex-secretário Edson Cabral foi à Assembleia em agosto do ano passado e prometeu enviar um projeto de lei para alterar o plano, inclusive readequando a contrapartida do Estado, o que não foi feito nesta ocasião.
Mais caro
O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) já avisou que vai acionará o Ministério Público (MPE) e o Tribunal de Contas (TCE) para que adotem as providências cabíveis para esclarecer, de forma detalhada, o motivo da troca da operadora. A entidade aponta que o contrato com a nova empresa tem custo mensal 75% mais caro que a antecessora, a InfoWay. “O problema do Plansaúde nunca foi o nome e nem apenas a operadora, mas sim a má gestão e o atraso nos repasses para as prestadoras e profissionais de saúde, que leva ao não atendimento”, criticou Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe.