O Tocantins perde mais um comunicador pioneiro em 2020. O apresentador Nogueira Júnior, de 52 anos, morreu na noite desse sábado, 10, após um infarto. O velório será realizado na Assembleia.
Ele estava trabalhando em Palmeirante, a 357 km de Palmas, quando passou mal. Chegou a ser atendido no posto de saúde da cidade, mas preferiu vir para Luzimangues, onde morava. Ao chegar já estava sem pulsação.
Nogueira estava noivo de Lane Fernandes e com casamento marcado para 2 de dezembro. Ele deixa cinco filhos e três netos. O comunicador faria 53 anos no sábado, 24.
No velório, cadeiras ficarão do lado de fora da Assembleia e entrarão cinco pessoas por vez. Todos devem estar de máscara e levar álcool em gel.
Homenagens
Várias personalidades do Estado se manifestaram sobre a morte do comunicador. O governador Mauro Carlesse (DEM) afirmou que Nogueira Júnior “escolheu o Tocantins para viver, onde foi um dos pioneiros, construindo uma carreira sólida na comunicação”.
Para o vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido), “o Tocantins perde um dos grandes ícones da comunicação do Estado, um excelente profissional e um ser humano generoso”. “Sem dúvida, ele fará muita falta”, lamentou.
O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e a deputada federal Dulce Miranda (MDB) afirmaram em nota que “o Tocantins perde um dos grandes ícones da comunicação do Estado, um profissional que seguramente era conhecido e admirado em todos os lares dos tocantinenses”. “Nogueira Júnior era conhecido pelo seu jeito particular de noticiar: sempre firme, corajoso, ousado, destemido, e que nunca se furtou em expressar o que pensava”, disseram.
O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB), também um comunicador, disse que “o Tocantins e a imprensa perdem uma grande figura popular da comunicação”. “Nogueira era um profissional sempre inquieto e dinâmico, dono do famoso jargão ‘a taboca vai rachar’, sempre com muita coragem, os seus programas de TV e rádio eram dedicados a mostrar os problemas de segurança pública e sociais, sempre dando voz, principalmente à população menos favorecida”, afirmou.
A candidata a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (Pros), e o vice Gleydson Nato (PTB) disseram que Nogueira “deixa o legado de um profissional bastante querido, irreverente, dono do famoso jargão ‘a taboca vai rachar’”. “Carismático, bem humorado e popular, ele cativava o público, construindo com telespectadores, ouvintes e internautas, uma relação de apreço e confiança”, definiu o candidato a prefeito de Araguaína pelo MDB, o deputado estadual Elenil da Penha.
O candidato a vice-prefeito em Palmas e empresário Joseph Madeira (PTB) disse que Nogueira “soube fazer da comunicação popular uma poderosa aliada para advogar em prol dos menos favorecidos e, assim, contribuiu para influenciar políticas públicas e reduzir desigualdade”.
O deputado federal Vicentinho Júnior (PL) disse que, “com sua forma extrovertida de fazer jornalismo”, Nogueira Júnior “muito contribuiu com o desenvolvimento do nosso Estado”.
Notas de pesar
Com tristeza recebi a notícia da morte do comunicador José Nogueira de Sousa, o conhecido Nogueira Júnior, ocorrida na noite deste Sábado, 10.
Maranhense de nascimento, Nogueira Júnior escolheu o Tocantins para viver, onde foi um dos pioneiros, construindo uma carreira sólida na comunicação. Atuando em várias emissoras de rádio e TV, Nogueira Júnior muito colaborou para o fortalecimento do jornalismo e comunicação no Estado do Tocantins.
Neste momento de dor e pesar, rogo a nosso eterno e bom Deus que console os corações dos familiares e amigos, que sentem o luto pela partida repentina e prematura de Nogueira Júnior. A todos meus sentimentos e orações.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do comunicador Nogueira Júnior, ocorrido neste sábado, 10.
Nogueira Junior, era Maranhense, natural de Pedreiras, veio ao Tocantins há mais de 30 anos. Um dos pioneiros na Comunicação Popular do Estado, começou sua carreira em Araguaína com o programa Nogueira Júnior– Repórter 190. Em Palmas com o programa que se tornou sua marca “A taboca vai rachar”.
Apaixonado também por política, foi candidato a vereador nas eleições de 1996 em Araguaína e em Palmas candidato a deputado estadual em 2014.
O Tocantins perde um dos grandes ícones da comunicação do Estado, um excelente profissional e um ser humano generoso. Sem dúvida, ele fará muita falta.
Neste momento de tamanha tristeza e dor, me solidarizo e peço a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos e toda a imprensa tocantinense, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins
Recebo com grande tristeza a morte do comunicador Nogueira Júnior, ocorrida na noite deste último sábado, 10. Ele que há cerca de 30 anos, deixou sua Pedreiras, no Maranhão, pra vir fazer história no Tocantins e aqui também construiu sua própria história de vida.
Nogueira Júnior construiu seu próprio estilo profissional, se diferenciando na cobertura de assuntos ligado ao cotidiano das pessoas, dando voz, sobretudo aos menos favorecidos. Acolheu muitos jovens comunicadores em seus programas, ajudando na formação prática, muitos dos que hoje estão no mercado profissional.
Me solidarizo com seus familiares e as centenas de amigos pela dor irreparável, e peço a Deus que o receba em sua morada para o descanso eterno.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Recebemos com muita tristeza em nossos corações, a notícia da morte do comunicador Nogueira Júnior, neste sábado, 10. O Tocantins perde um dos grandes ícones da comunicação do Estado, um profissional que seguramente era conhecido e admirado em todos os lares dos tocantinenses.
Nogueira Júnior era conhecido pelo seu jeito particular de noticiar: sempre firme, corajoso, ousado, destemido, e que nunca se furtou em expressar o que pensava. Ele atuou em todas as áreas da comunicação, passando pela TV, rádio, impresso e online, e, cabe lembrar, que em todas elas, Nogueira Júnior sempre conquistava mais audiência e mantinha o seu público cativo.
O seu jargão “a taboca vai rachar” tornou sua marca registrada, e mesmo em momentos não noticiados, ele sempre brincava com a expressão. Não temos dúvidas que sua passagem pela terra foi bastante significativa por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhece-lo um pouco mais em sua intimidade; um homem simples, de sorriso fácil, brincalhão e sempre querendo arrancar uma entrevista. A sua partida é uma perda irreparável para todos nós.
Neste momento de dor, pedimos a Deus o conforto espiritual a todos os familiares e amigos do nosso eterno Nogueira Júnior, rogando a Deus que sua alma seja recebida pelo nosso Pai Celestial.
Nossos sinceros sentimentos,
Deputada Federal Dulce Miranda e Marcelo Miranda
Lamento profundamente a morte precoce do comunicador Nogueira Júnior. Maranhense como eu, apaixonado pelo Tocantins, pioneiro na Comunicação Popular do Estado, um ícone da TV e do rádio em Araguaína e Palmas.
Nogueira soube fazer da comunicação popular uma poderosa aliada para advogar em prol dos menos favorecidos e, assim, contribuiu para influenciar políticas públicas e reduzir desigualdades.
Ser humano generoso, profissional dedicado. Meu coração se une ao de familiares e amigos neste momento de dor.
Joseph Madeira
Candidato a vice-prefeito de Palmas
A comunicação tocantinense perde uma grande referência com o falecimento do jornalista José Nogueira de Sousa, o Nogueira Júnior. Pioneiro na comunicação popular, Nogueira Júnior, ficou conhecido, em todo o Tocantins, pelo jargão: a taboca vai rachar. Com sua forma extrovertida de fazer jornalismo, muito contribuiu com o desenvolvimento do nosso Estado.
Neste momento de dor, prestamos a nossa solidariedade, rogando a Deus que conforte o coração de todos que sofrem por está perda irreparável.
Deputado Federal
Vicentinho Júnior e Família
Foi com muito pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do comunicador José Nogueira de Sousa, o Nogueira Júnior como era popularmente e profissionalmente conhecido, ocorrido nesse sábado, 10, em decorrência de um infarto.
Nogueira deixa o legado de um profissional bastante querido, irreverente, dono do famoso jargão “a taboca vai rachar”.
Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos com toda família, amigos e colegas. Rogo a Deus que, em sua infinita bondade e misericórdia, dê a todos o seu conforto e forças para superar essa grande perda.
Josi Nunes – Candidata a Prefeita de Gurupi
Gleydson Nato – Candidato a vice-prefeito de Gurupi
O Tocantins e a imprensa perdem uma grande figura popular da comunicação, o amigo Nogueira Júnior, um maranhense de alma simples e humana, que escolheu o Tocantins para viver, se tornando pioneiro na comunicação.
Nogueira era um profissional sempre inquieto e dinâmico, dono do famoso jargão “a taboca vai rachar”, sempre com muita coragem, os seus programas de TV e rádio eram dedicados a mostrar os problemas de segurança pública e sociais, sempre dando voz, principalmente à população menos favorecida.
Ele deixou um grande legado e muitos amigos. É uma perda lamentável para a comunicação. Fica aqui expresso os meus sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à família e amigos.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Nogueira Júnior, vítima de infarto na noite deste sábado, 10.
Muito competente em sua bela trajetória, foi apresentador do famoso Programa Nogueira Jr – O repórter 190 em Araguaína, além de sua carreira nacional.
Nosso estado perde um grande comunicador.
Meu sentimentos aos familiares!
Jorge Frederico
Deputado Estadual
Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do comunicador José Nogueira de Sousa, o querido Nogueira Júnior, aos 52 anos, ocorrido na noite deste sábado, 10, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
Com passagens por emissoras de TV de Araguaína e Palmas, além de trabalhos no rádio e em sites de notícias, Nogueira Júnior deixa um legado valioso para a comunicação tocantinense.
Carismático, bem humorado e popular, ele cativava o público, construindo com telespectadores, ouvintes e internautas, uma relação de apreço e confiança.
Neste momento de dor, presto minha solidariedade aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte os seus corações.
Elenil da Penha
Deputado estadual
Com imenso pesar recebi a notícia da morte do comunicador José Nogueira de Sousa, conhecido por Nogueira Junior, aos 52 anos, vítima de infarto na noite desse sábado, 10.
Nogueira Júnior era natural de Pedreiras (MA) e também atuou na comunicação de Araguaína, onde foi candidato a vereador em 1996. Marcou suas apresentações nos programas de TV usando o jargão “A taboca vai rachar”. Trabalhou em várias emissoras de TV, rádio e na internet. Ele fez história no Tocantins, inclusive atuando com dezena de profissionais que hoje fazem a comunicação no nosso Estado.
Também se candidatou a deputado estadual em 2014.
Nesse momento de dor, meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus traga conforto a todos.
Wagner Rodrigues
Presidente Solidariedade Araguaína
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso (João 11:25-26).
Com estes versículos, manifesto o meu sincero pesar pelo falecimento do repórter José Nogueira de Sousa, conhecido como Nogueira júnior, de 53 anos, ocorrido na noite deste sábado, dia 10, em Luzimangues.
Nogueira Júnior tem uma trajetória parecida com a de muitos nordestinos, ou não, que vieram para o Tocantins escrever uma nova história de vida. Ele veio do Maranhão para o Tocantins há 30 anos, primeiramente para Araguaína com o programa Nogueira Júnior – Repórter 190, que já fazia sucesso anteriormente em Imperatriz.
Depois mudou-se para Palmas, onde continuou com sua linha de levar a notícia com deboche e alegria. Sua marca registrada era o famoso jargão “a taboca vai rachar”. O estilo popular de levar a notícia lhe rendeu popularidade que chegou a entrar para política, candidatando-se a vereador em Araguaína, em 1996, e a deputado estadual por Palmas, em 2014, embora não tenha obtido êxito. Atualmente, Nogueira Júnior era filiado ao Solidariedade, meu partido político.
Solidarizo-me com a família e amigos, neste momento de dor, pedindo a Deus conforto e força aos vossos corações para que esta perda seja compreendida com a fé e a esperança no Senhor.
Eli Borges
Deputado Federal Candidato a Prefeito de Palmas
Foi com imensa consternação que recebi a notícia do falecimento do jornalista Nogueira Júnior ocorrido na noite deste sábado, 10.
Nogueira Júnior foi um dos pioneiros da comunicação no Tocantins. Fez a sua carreira em rádio, tv e mais recentemente em site de notícias.
O Tocantins perde um importante comunicador que, com a sua irreverência, sempre prezou pela informação e nunca deixou de noticiar fatos significativos de interesse da sociedade.
Minhas condolências aos seus familiares e amigos.
Deputado Osires Damaso
Recebi com tristeza a morte do amigo jornalista Nogueira Júnior, ocorrida neste último sábado, 10 de outubro. Conheci Nogueira no início da década de 90, quando em Araguaína, muito contribuía monstrando ao público da cidade como era a realidade do trabalho policial militar quando das operações no combate ao crime.
Vindo a Palmas, deu continuidade a essa postura e fez à sua maneira uma imagem ímpar dando ênfase aos assuntos do nosso cotidiano, em especial aos que pouco tinham oportunidades de mostrar suas dificuldades num mundo voraz onde quem tem mais se sobrepõe aos menos favorecidos.
Minhas condolências a seus familiares e amigos pela perda irreparável, rogando a Deus que o receba ao seu lado no Céu.
Coronel Benício
A comunicação do Tocantins está de luto. Com tristeza, recebi a informação do falecimento de José Nogueira de Sousa, o Nogueira Junior, 52 anos, vítima de infarto na noite desse sábado, 10 de outubro.
Comunicador popular, com cerca de 30 anos de trabalho no Tocantins, Nogueira Júnior era natural de Pedreiras (MA). Marcou suas apresentações nos programas de TV usando o jargão “A taboca vai rachar”. Trabalhou em várias emissoras de TV, rádio e na internet. Ele fez história no Tocantins, inclusive atuando com dezena de profissionais que hoje fazem a comunicação no nosso Estado.
Nogueira tinha o dom de falar com o povo, sabendo transmitir para as pessoas as notícias de uma forma peculiar. A sua partida tão repentina é uma perda enorme para o Tocantins.
Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, desejo meus mais sinceros votos de força a todos. Que Deus traga o tão necessário conforto!
Alan Barbiero
Presidente municipal do Podemos em Palmas