A Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins (Assoeto) comunicou o falecimento por complicações da Covid-19 na madrugada desta quinta-feira, 25, de José Augusto Inácio de Paula, que atuava no Centro de Internação Provisória de Gurupi. Sem comorbidades, o agente faleceu aos 33 anos em Porangatu (GO), onde estava internado. O diagnóstico para a doença ocorreu no dia 1º deste mês.
Vacinação da força das segurança
O falecimento de José Augusto veio com um apelo da Assoeto para que o Estado inclua as forças de segurança na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. À Coluna do CT, a presidente da entidade, Savya Maranhão Araújo, revelou que ainda nesta quinta-feira, 25, um ofício foi apresentado com a cobrança. Apesar do governador Mauro Carlesse (DEM) já ter se manifestado publicamente favorável à inclusão, a representante dos servidores socioeducativos quer uma medida efetiva.
Convocação dos servidores do grupo de risco
A Assoeto ainda questiona a decisão de convocar os servidores do grupo de risco da Covid-19 que estavam afastados a retornarem aos postos de trabalho a partir de abril, o que defende contrariar a própria recomendação do Decreto do governador Mauro Carlesse.
Estado cumpre lista de prioridade elaborada pelo Ministério da Saúde
Em nota à Coluna do CT, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) disse não ter recebido qualquer documento oficial da Assoeto, mas reforça que o governo obedece a lista de prioridades definida pelo governo estadual. Sobre o retorno dos servidores de grupo de risco, a pasta esclareceu que, na verdade, houve a orientação para que apresentassem um novo pedido de afastamento, conforme estabelecido no Decreto 6.230 de 2021.
Leia a íntegra da nota:
“NOTA À IMPRENSA
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informa que até o momento não recebeu nenhum documento oficial da Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Estado do Tocantins (Assoeto) em relação à solicitação de inclusão de agentes socioeducativos nos grupos prioritários de vacinação no Estado. Para tanto, esclarece que, o Tocantins segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, conforme repassado ao Governo Estadual.
Já em relação à possibilidade de retorno ao trabalho, a Pasta informa que, todos os servidores afastados de suas atividades laborais que se enquadram no grupo de risco para contaminação à Covid-19 foram orientados a apresentar novo pedido de afastamento, apresentando laudos ou documentos comprobatórios com base no novo Decreto Estadual (6.230/2021) publicado no DOE nº 5.807 e em conformidade à Instrução Normativa (IN nº 3/2021) publicada no DOE nº 5.808 por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad).
Por fim, a Seciju ressalta que têm seguido protocolos de segurança para prevenção ao coronarívus no âmbito de todas as suas frentes de atuação. No Sistema Socioeducativo, por exemplo, limpeza e sanitização, semanalmente, em todas as dependências das nove unidades socioeducativas com apoio do Corpo de Bombeiro; disponibilização de equipamentos de proteção individual, como máscara e álcool 70%; suspensão das visitas presenciais, conforme Decretos vigentes, ocorrendo por meio de televisitas e videochamadas; testagem em massa de servidores e adolescentes, entre outros.”