Emendas parlamentares dos deputados estaduais Ivory de Lira (PCdoB), Ricardo Ayres (PSB), Léo Barbosa (SD) e Claudia Lelis (PV) garantiram a realização de programação de carnaval em Palmas, na Praça dos Girassóis. O evento teve o apoio do governo estadual e foi realizado pelo Instituto Cidadania Amazônia. Ao todo, nove atrações se apresentaram em três dias de “Carnapraça”: PH e Michel, Forró do Balançado, Israel Novaes, Liberou Geral, Rafa Souza, Michel Firmo, Jeferson Moraes, Xé Balada e Di Luca e Rafael. Cerca de 20 mil foliões curtiram as atrações.
Motivo de orgulho
O governador Mauro Carlesse (DEM) comemorou a adesão dos palmenses à programação. “É muito bom ver toda essa gente feliz. Proporcionar esse momento cultural para o povo tocantinense é motivo de orgulho”, disse. O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, fez coro ao chefe do Executivo. “A tradicional festa de carnaval foi comemorada em um ambiente saudável e sem intercorrências”, destacou.
Mais emendas
Não foi apenas Palmas que recebeu programação de carnaval com recursos oriundos de emenda. Arraias, Dianópolis, Taguatinga, Porto Nacional, Babaçulândia, Pium, São Salvador, Ananás e Campos Lindos também conseguiram apoio de parlamentares. Além dos já citados, Cleiton Cardoso (PTC), Issan Saado (PV),Jair Farias (MDB), Luana Ribeiro (PSDB), Nilton Franco (MDB), Vanda Monteiro (PSL), Valdemar Júnior (MDB) e Valderez Castelo Branco (PP) também indicaram recursos para o carnaval.
Em Gurupi
Para a noite de segunda-feira, 24, o governador optou pelo carnaval de Gurupi, considerado o maior do Tocantins. Mauro Carlesse esteve acompanhado da primeira-dama Fernanda Carlesse, do prefeito Laurez Moreira (PSDB), da deputada Luana Ribeiro e auxiliares da administração estadual.
Aquecimento da economia
Mauro Carlesse ressaltou o impacto econômico da programação. “O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e no Tocantins tem uma grande importância para a economia das nossas cidades. Como vocês podem ver, os hotéis estão lotados de pessoas, inclusive de outros estados, que procuram Gurupi, todos os anos. É isso que queremos, atrair turistas e aquecer a economia”, frisou o governador.