O Diário Oficial de Guaraí desta terça-feira, 25, deve trazer um novo Decreto para estabelecer a manutenção do ensino remoto da rede pública municipal e estadual. A decisão foi tomada em reunião realizada nessa segunda-feira, 24, entre a prefeita Fátima Coelho (DEM), equipe pedagógica, comunidade escolar e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Já as escolas particulares poderão continuar com as atividades presenciais, desde que obedeçam a ocupação de até 50% da capacidade e aos protocolos sanitários do plano de contingenciamento.
Modelo remoto em Guaraí
Adotado desde fevereiro de 2021, o modelo remoto em Guaraí conta com plataforma digital, grupos de WhatsApp, vídeo conferência, além de recorrer a ferramentas como o Google Meet e Zoom, de uso gratuito, de maneira que as aulas online ficam gravadas e disponibilizadas nos meios digitais. Atividades impressas são direcionadas a alunas sem acesso à internet. Sobre as escolas estaduais, o Paço entende que tem a decisão final sobre o modo de funcionamento das unidades no município.
Cenário epidemiológico
Guaraí soma 2.754 pessoas diagnosticadas com Covid-19 durante toda a pandemia, sendo que 64 não resistiram. Conforme o município, há 100 casos ativos da doença.
Não há segurança
Após reunião realizada na terça-feira, 18, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) indicou que pelo menos 75% dos prefeitos são contrários à volta das aulas presenciais, apesar da autorização do governo estadual. O entendimento da maioria é de que ainda não há segurança sanitária.