O promotor Luciano Casaroti tomou posse na noite desta segunda-feira, 14, como novo procurador-geral de Justiça (PGJ) do Tocantins. A solenidade aconteceu em sessão virtual transmitida pelo Youtube, em razão da pandemia de Covid-19. O governador Mauro Carlesse (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), e o chefe do Judiciário tocantinense, desembargador Helvécio Brito Maia, prestigiaram a cerimônia de forma remota.
Promotor de volta ao comando do MPE
O cargo de procurador-geral de Justiça volta a ser ocupado novamente por um promotor de Justiça após 21 anos, já que o posto se tornou exclusivo de procuradores de Justiça em 1999. Porém, uma lei estadual sancionada em março de 2019 ampliou a possibilidade incluindo novamente os promotores de Justiça.
Retorno positivo à sociedade
Em discurso, Casaroti reconheceu os desafios que serão enfrentados, a importância de ter o apoio dos órgãos superiores, em especial do Colégio de Procuradores de Justiça, a necessidade de manter o diálogo com as entidades classistas da instituição e, principalmente, a promoção de debates relacionados às garantias do Ministério Público e às demandas para o desenvolvimento do Estado. “Almejamos dar retorno positivo à sociedade, com um trabalho célere e eficaz no combate à macrocriminalidade e na defesa da cidadania e do meio ambiente. Vamos nos preparar para estas ações, apostando em inovações tecnológicas, na valorização dos nossos integrantes e em uma comunicação mais eficaz com a sociedade”.