Filho do suplente de senador do Tocantins, João Costa, o brasiliense Mateus Costa Ribeiro, aos 18 anos, se tornou nessa quinta-feira, 8, o mais jovem advogado do País a fazer sustentação oral na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF), com direito a elogio do ministro relator do processo, Luiz Edson Fachin.
Para o ministro, o jovem advogado já faz parte de um grupo seleto de advogados. “Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente”, afirmou Fachin.
Formado na Universidade de Brasília (UnB), Mateus apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei estadual do Rio Grande do Sul que proibiu revistas íntimas de patrões a empregados. Ele passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na primeira tentativa, depois de quatro anos de curso e se tornou o mais jovem advogado do País.
O pai do virtuose, o também advogado João Costa, representou o ex-governador Siqueira Campos e a União do Tocantins no Recurso contra Expedição de Diploma, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultou na primeira cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) em 2009. Depois Costa foi eleito em 2010 suplente do senador Vicentinho Alves (PR). No último governo Siqueira foi secretário estadual de Segurança Pública.