O núcleo de Brasília já está fora da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). As exonerações dos secretários de Finanças, Guilherme Ferreira, e do extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, César Guimarães, foram publicadas no Diário Oficial do Município dessa quinta-feira, 4.
Na mesma edição do impresso oficial, o secretário executivo Rogério Ramos já foi designado para responder pela Secretaria de Finanças.
Todo o poder ao núcleo de Brasília
Os dois ingressaram na administração pouco depois da posse da prefeita, em abril do ano passado. Eles assumiram cargos estratégicos e atuaram como “primeiros-ministros”. César, na Governo e Relações Institucionais, cuidava da articulação com a Câmara; e Guilherme, na Casa Civil, articulava toda a gestão.
Depois, César foi colocado na indecifrável Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, e a pasta de Governo ficou para o ex-vereador Carlos Braga. Guilherme deixou a Casa Civil e assumiu a Finanças. Depois chegou a presidir um Comitê de Governança criado por Cinthia.
Amigos de anos
A possibilidade de saída deles havia sido antecipado pela coluna nessa quinta-feira. Tanto César quanto Guilherme são amigos de muitos anos da prefeita. O último era o assessor mais próximo do senador João Ribeiro, esposo da Cinthia, falecido em dezembro de 2013.
Guilherme é ainda marido da ex-presidente da Agência de Regulação de Palmas, a advogada Juliana Nonaka, que deixou a gestão esta semana, após queda de braços com a ex-secretária de Segurança e Mobilidade Urbana Welere Barbosa. As duas saíram do governo depois dos choques entre elas.