Autor da ação que resultou na suspensão das apostas de quota fixa da Loteria do Tocantins (Lototins) e na proibição da utilização de máquinas físicas de jogos, o vereador Carlos Amastha (PSB) foi à Tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira, 17, para relatar que a concessionária tem descumprido a decisão liminar, visto que ainda não foi encontrada pelo Poder Judiciário. Entretanto, o parlamentar anunciou já ter identificado a sede e que comunicou a 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos. “Que absurdo. Este final de semana inteiro recebendo fotos dos locais onde estão sendo colocados esses caça-níqueis oficial do jogo do tigrino. A jogatina continua acontecendo porque a empresa não foi encontrada. Eu fui, achei o novo endereço e já informamos ao juiz [Roniclay Alves de Morais]. Mas não precisava disto”, afirmou.
AMASTHA EXIME GOVERNADOR
Carlos Amastha reservou parte do discurso para eximir o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) da responsabilidade em relação a esta concessão. “Certamente desconhece esta realidade. Quando falaram para ele da loteria, estava estipulando as que podem, e, que insisto, sou a favor. Ninguém tira o sonho de alguém fazer uma fezinha. […] Agora, este dinheiro [das tradicionais loterias] sempre foi uma parte para o prêmio e o restante virou imposto. Agora, uma jogatina, tigrinho, onde 5% fica pro Estado e 95% fica para a empresa, tenha certeza absoluta que tem coisa errada atrás disso”, garantiu.
CONTRA TODOS OS VALORES ÉTICOS, ECONÔMICOS E FAMILIARES
O vereador também relatou que o Estado se manifestou no processo. O argumento é de que a concessão já está sendo debatida na Justiça Federal e por isto não havia necessidade do andamento desta ação na 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos. Conforme Carlos Amastha, o magistrado rejeitou a tese. Em seguida, o socialista retomou críticas à Lototins. “Vamos defender nossa família. Isso é absolutamente contra todos os valores éticos, econômicos e familiares. […] Além de ser absolutamente irregular, é o pior estrago que a gente pode fazer para a sociedade, para nossa famílias”, concluiu.
Confira a sessão da Câmara de Palmas desta terça-feira, 14: