ACORDO SELADO
Prego batido e ponta virada. Como a coluna antecipou, está definido o acordo para o ingresso do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) no MDB, após reunião nessa terça-feira, 6, em Brasília, do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, com o parlamentar e o presidente regional da sigla, o ex-governador Marcelo Miranda. Os diretórios serão divididos entre os dois e Marcelo ficará no comando até o final do mandato, em maio, quando Alexandre assumirá a presidência do MDB do Tocantins.
A DIVISÃO DOS DIRETÓRIOS
Conforme a coluna apurou, o grupo de Marcelo ficou com 59 municípios, Alexandre com 41 e os outros 39 serão trabalhados em conjunto. Entre os que ficaram para o ex-governador estão: Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Miranorte, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Dois Irmãos, Sítio Novo, Axixá e Tupirama. Para Alexandre ficaram cidades como Araguaína, Gurupi, Colinas, Araguatins.
TROCA EM ARAGUAÍNA
Segundo pessoas próximas do parlamentar, o atual presidente do diretório araguainense, o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, será substituído por alguém indicado por Alexandre. O que dizem é que ainda há esperneio quanto a Araguaína, mas o deputado não abre mão. A sigla lá já estava fechada com a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), sobrinho de Ferreirinha. Confirmando essa mudança de comando, esse apoio ficará condicionado ao que Alexandre decidir.
JANAD COMEMORA
Com o MDB de Palmas nas mãos de Marcelo, quem comemora é a pré-candidata Janad Valcari (PL), com quem o ex-governador já disse à coluna que está fechado.
FILIAÇÃO IMEDIATA
A filiação de Alexandre ao MDB deve ser imediata, após os trâmites — comunicar o TSE com a anuência de seu partido, o Republicanos.
DULCE FOI DECISIVA
A coluna apurou ainda que a participação da ex-deputada federal Dulce Miranda (MDB) foi decisiva para garantir o fechamento do acordo com a executiva nacional.
OUVIDOS DE MERCADOR
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez que não escutou a defesa do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) para que Palácio e Prefeitura de Palmas estejam no mesmo palanque nas eleições da Capital neste ano. Tanto na Assembleia quanto na Câmara, o governador não tocou no assunto de alianças para as eleições. Assunto espinhoso: a pressão por apoio de Wanderlei é enorme sobre o Palácio.
SÓ DE GESTÃO
Na verdade, Wanderlei apenas falou de gestão e, mais especificamente sobre Palmas, na Câmara se referiu a obras que pretende concluir ou ainda executar na Capital.
LEANDRO COUTINHO TENDE AO MDB
O presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de Colinas, Leandro Coutinho, caminha para se filiar ao MDB. Ele já recebeu o convite do presidente regional, Marcelo Miranda, e estuda os últimos detalhes para fazer a mudança. A decisão, contudo, só será tomada mesmo no começo de março.
MDB DE MIRANORTE COM ABRÃO COSTA
Por falar ainda em MDB, em Miranorte, o partido — que elegeu o prefeito Carlinhos da Nacional em 2016 e 2020 (agora ele deve migrar para o União Brasil) — decidiu no sábado, 3, apoiar uma nova pré-candidatura do ex-prefeito Abrão Costa. Segundo nota do presidente da legenda na cidade, Francisco Gaspar Souza da Cruz, os demais pretendentes retiraram seus nomes e Abrão agora é o único pré-candidato da legenda. O partido tem três vereadores na cidade.
QUE ANEXO É ESSE?
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, deu uma indireta nessa terça-feira — sem citar nomes –, ao que tudo indica, à sua inimiga figadal e deputada estadual Janad Valcari. Ao deixar a sessão de abertura do trabalhos legislativos da Assembleia, Cinthia postou nas redes sociais: “Saindo da Assembleia Legislativa, algo me chamou a atenção. Uma sala ao final do corredor, sem identificação, tem olho mágico e fechadura eletrônica (a única do subsolo). Uma jovem simpática me atendeu e informou que lá funciona o ‘anexo’ do gabinete de uma deputada. Estranho…” No Legislativo, a informação é de que os demais parlamentares também contam com anexo, mas que só um tem olho mágico. Hum…
APOIO DA CONORTE
A Comissão de Estudos dos Problemas do Norte (Conorte), de participação ativa e fundamental no histórico movimento que resultou na criação do Tocantins, emitiu nota em apoio à pré-candidatura a prefeito de Almas do jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos), que foi diretor da entidade. “Goianyr é um grande valor tocantinense e, com certeza, tem muito para melhorar mais ainda a sua cidade. Conte com todos nós, amigo Goianyr Barbosa! Sucesso na jornada!”, diz trecho da nota.