CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Acordo fechado: Marcelo Miranda fica no comando até maio, mas, ao fim do mandato, Alexandre Guimarães vai presidir o MDB do Tocantins

ACORDO SELADO

Marcelo, Baleia e Alexandre em reunião nessa terça, em Brasília (Foto: Divulgação)

Prego batido e ponta virada. Como a coluna antecipou, está definido o acordo para o ingresso do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) no MDB, após reunião nessa terça-feira, 6, em Brasília, do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, com o parlamentar e o presidente regional da sigla, o ex-governador Marcelo Miranda. Os diretórios serão divididos entre os dois e Marcelo ficará no comando até o final do mandato, em maio, quando Alexandre assumirá a presidência do MDB do Tocantins.

A DIVISÃO DOS DIRETÓRIOS

Conforme a coluna apurou, o grupo de Marcelo ficou com 59 municípios, Alexandre com 41 e os outros 39 serão trabalhados em conjunto. Entre os que ficaram para o ex-governador estão: Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Miranorte, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Dois Irmãos, Sítio Novo, Axixá e Tupirama. Para Alexandre ficaram cidades como Araguaína, Gurupi, Colinas, Araguatins.

TROCA EM ARAGUAÍNA

Segundo pessoas próximas do parlamentar, o atual presidente do diretório araguainense, o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, será substituído por alguém indicado por Alexandre. O que dizem é que ainda há esperneio quanto a Araguaína, mas o deputado não abre mão. A sigla lá já estava fechada com a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), sobrinho de Ferreirinha. Confirmando essa mudança de comando, esse apoio ficará condicionado ao que Alexandre decidir.

JANAD COMEMORA

Com o MDB de Palmas nas mãos de Marcelo, quem comemora é a pré-candidata Janad Valcari (PL), com quem o ex-governador já disse à coluna que está fechado.

FILIAÇÃO IMEDIATA

A filiação de Alexandre ao MDB deve ser imediata, após os trâmites — comunicar o TSE com a anuência de seu partido, o Republicanos.

DULCE FOI DECISIVA

A coluna apurou ainda que a participação da ex-deputada federal Dulce Miranda (MDB) foi decisiva para garantir o fechamento do acordo com a executiva nacional.

OUVIDOS DE MERCADOR

Governador Wanderlei discursa na abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas (Foto: Esequias Araujo/Secom TO)

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez que não escutou a defesa do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) para que Palácio e Prefeitura de Palmas estejam no mesmo palanque nas eleições da Capital neste ano. Tanto na Assembleia quanto na Câmara, o governador não tocou no assunto de alianças para as eleições. Assunto espinhoso: a pressão por apoio de Wanderlei é enorme sobre o Palácio.

SÓ DE GESTÃO

Na verdade, Wanderlei apenas falou de gestão e, mais especificamente sobre Palmas, na Câmara se referiu a obras que pretende concluir ou ainda executar na Capital.

LEANDRO COUTINHO TENDE AO MDB

O presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de Colinas, Leandro Coutinho, caminha para se filiar ao MDB. Ele já recebeu o convite do presidente regional, Marcelo Miranda, e estuda os últimos detalhes para fazer a mudança. A decisão, contudo, só será tomada mesmo no começo de março.

MDB DE MIRANORTE COM ABRÃO COSTA

Emedebistas de Miranorte com o ex-prefeito Abrão Costa — de barba branca e boné — após na reunião de sábado (Foto: Divulgação)

Por falar ainda em MDB, em Miranorte, o partido — que elegeu o prefeito Carlinhos da Nacional em 2016 e 2020 (agora ele deve migrar para o União Brasil) — decidiu no sábado, 3, apoiar uma nova pré-candidatura do ex-prefeito Abrão Costa. Segundo nota do presidente da legenda na cidade, Francisco Gaspar Souza da Cruz, os demais pretendentes retiraram seus nomes e Abrão agora é o único pré-candidato da legenda. O partido tem três vereadores na cidade.

QUE ANEXO É ESSE?

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, deu uma indireta nessa terça-feira — sem citar nomes –, ao que tudo indica, à sua inimiga figadal e deputada estadual Janad Valcari. Ao deixar a sessão de abertura do trabalhos legislativos da Assembleia, Cinthia postou nas redes sociais: “Saindo da Assembleia Legislativa, algo me chamou a atenção. Uma sala ao final do corredor, sem identificação, tem olho mágico e fechadura eletrônica (a única do subsolo). Uma jovem simpática me atendeu e informou que lá funciona o ‘anexo’ do gabinete de uma deputada. Estranho…” No Legislativo, a informação é de que os demais parlamentares também contam com anexo, mas que só um tem olho mágico. Hum…

APOIO DA CONORTE

A Comissão de Estudos dos Problemas do Norte (Conorte), de participação ativa e fundamental no histórico movimento que resultou na criação do Tocantins, emitiu nota em apoio à pré-candidatura a prefeito de Almas do jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos), que foi diretor da entidade. “Goianyr é um grande valor tocantinense e, com certeza, tem muito para melhorar mais ainda a sua cidade. Conte com todos nós, amigo Goianyr Barbosa! Sucesso na jornada!”, diz trecho da nota.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também