CÉLIO MOURA DESISTE
Araguaína foi pega de surpresa com a desistência do candidato do PT a prefeito, o ex-deputado federal Célio Moura. Ela já estava descontente com os valores do fundo partidário para a campanha e isso se somou à situação da saúde da esposa. Assim, Célio preferiu deixar a corrida sucessória, que disputaria pela terceira vez.
SILENE BORGE ASSUME
Em seu lugar, assume sua vice, a jornalista e empresária da comunicação Silene Borges (Rede Sustentabilidade), que pretende definir ainda nesta terça-feira, 13, uma mulher para ser sua companheira de majoritária. Ou seja, uma chapa totalmente feminina.
O ESFORÇO DE GEO
No anúncio de sua vice, definida uma semana depois da convenção, o candidato a prefeito de Palmas pelo PSDB, Júnior Geo, se esforçou para mostrar à imprensa que a escolhida Ivanete Lima (PSDB) era o perfil exato que vinha buscando para fazer dupla na majoritária, por ser da região sul e evangélica — é até pastora –, para o compensar o fato de ele ser católico. Geo se negou, peremptoriamente, a admitir que, na verdade, queria um empresário para a vaga — Maria da Fátima, do Quartetto, e Fabiano do Vale, da Fabiano Parafusos, foram convidados e não aceitaram.
ESFORÇO JOGADO POR TERRA
Contudo, todo o esforço de Geo foi jogado por terra pela própria vice ao se mostrar surpresa e que nunca sequer imaginou que seria um dia candidata a vice-prefeita da Capital. Ivanete contou que estava preparadíssima para disputar vaga na Câmara. Como ela mesma reconheceu: “É coisa divina”.
NO “SHOW DE AMASTHA”
No “Show do Amastha”, ficou desocupada a cadeira destinada à candidata a prefeita Janad Valcari (PL) nessa segunda-feira, 12, para a entrega do Plano 40 — as propostas de governo para Palmas desenvolvidas pelo PSB. Segundo o presidente regional do partido e candidato a vereador Carlos Amastha, Janad avisou que não iria porque tinha outro compromisso. Ao lamentar a ausência da liberal, Amastha disse que o espaço não é para debate, mas simples entrega das propostas do PSB e para ouvir as que o candidato tem para a Capital. “Porque a gente quer ser convencido de qual é a melhor opção para a cidade”, afirmou, sobre o fato de que a sigla vai optar por um dos concorrentes. Parece que Janad acredita que Amastha já foi convencido, mas não por ela. Nesta terça-feira, 13, o PSB recebe o candidato do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, e, nesta quarta-feira, 14, Júnior Geo (PSDB).
JANAD COM SERVIDORES DA ATS E ATR
Por falar em Janad, ela se reuniu nessa segunda-feira, 12, com os servidores da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior, indicado para o cargo pelo deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos), cujo filho, o vereador Pedro Cardoso (Republicanos), é o candidato a vice da chapa. A reunião foi no Espaço de Eventos P1. Nesta terça-feira, 13, Janad e Pedro conversarão com os servidores da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR). Entre as pautas, um convite para um adesivaço da campanha na sexta-feira, 16.
EMPRÉSTIMO REJEITADO
Ainda sobre a candidata do PL, no post do Instagram da matéria da Coluna do CT em que Janad propõe o anel viário na NS-15, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi Sobrinho, deixou seu comentário: “Essa obra já está licitada pela Prefeitura de Palmas, através da Seisp [Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos]. Os recursos para execução estavam previstos no empréstimo que foi rejeitado pela Câmara de Vereadores de Palmas, infelizmente”.
DEBATES EM PALMAS
São quatro os debates confirmados entre os candidatos de Palmas. O primeiro ocorrerá já nesta sexta-feira, 16, na TV Jovem, afiliada da Record no Tocantins, às 11h50. O segundo será no dia 2 de setembro, na TV Norte Tocantins, afiliada do SBT, às 11 horas; e o terceiro, no dia 3 de outubro, da TV Anhanguera, afiliada da Globo, às 22 horas. Ainda haverá, neste sábado, 17, o “Encontro com os candidatos a cargos eletivos”, no auditório da Assembleia Legislativa, às 9 horas, dentro do seminário “A política melhor”, promovido pela Arquidiocese de Palmas; e o encontro de candidatos promovido pela Fieto, no dia 4 de setembro, às 18 horas.
EXERCÍCIO SACERDOTAL SUSPENSO
A Diocese de Tocantinópolis suspendeu, a partir de 28 de julho, por tempo indeterminado o exercício do ministério sacerdotal pelo padre Josimar Campos, candidato a prefeito de Nazaré pelo Republicanos. Conforme o decreto do órgão da Igreja Católica, a decisão foi tomada após conversas do bispo Dom Carlos Henrique com o pároco e considerando o teor do Cânone 285, que em seu parágrafo 3º diz: “Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que importem a participação no exercício do poder civil”. “Em conversa formal no dia 5 de junho [com Josimar], o bispo Diocesano Dom Carlos Henrique deixou claro o posicionamento da Igreja sobre a candidatura de padres a cargos públicos”, diz o documento.
SE MOSTROU RELUTANTE
O decreto ainda ressalta que padre Josimar foi procurado por outros sacerdotes do mesmo presbitério e “se mostrou relutante em revogar a possibilidade de sua candidatura”. Por fim, o documento afirma que o pároco apresentou “carta solicitando afastamento do ministério sacerdotal para concorrer a cargo público”. Dessa forma, a decisão foi pela suspensão do exercício do ministério sacerdotal de Josimar “e de todos os atos de poder e ordem e de regime”.
POLARIZAÇÃO NACIONAL DESMANCHA ALIANÇA
Resolução nacional do PL que proíbe coligação com partidos de esquerda em todo Brasil fez com que o PT de Centenário retirasse seu apoio à reeleição do prefeito Focílides Carvalho (Republicanos) — que conta com o liberais na aliança — para declarar composição na quinta-feira, 8, com o candidato da oposição Wesley Camilo (União Brasil), conforme informação do Portal Centro-Norte Notícias.
EXTREMISMO E DELETÉRIA POLARIZAÇÃO
Em carta aberta, o representante da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) na cidade, Danilo Santiago Barbosa, o Danilo dos Correios, lamentou que “o extremismo e a deletéria polarização nacional produzam efeitos aqui em Centenário”. Ele agradeceu a parceria e amizade dos integrantes do PL local, assim como ao prefeito Focílides Carvalho “pelo apoio e confiança depositado” no grupo.
QUEDA DE SECRETÁRIO
No que já foi visto como um efeito prático do rompimento da aliança, o secretário de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Alonso Soares de Brito, foi exonerado nessa segunda-feira, 12. Ele é filiado e ex-vereador pelo PT. A Prefeitura de Centenário informou ao Portal Centro-Norte Notícias que é “comum nas gestões públicas a exoneração de integrantes de cargos de confiança e ocorrem conforme a necessidade da gestão”.
DOIS JOVENS E COMPETENTES ADVOGADOS POR TRÁS DA DECISÃO DO STF
A decisão de sexta-feira, 9, do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afastou a inelegibilidade do prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-Wulange (UB), causada por acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), é fruto do competente trabalho de dois jovens advogados de Brasília: João Benício Aguiar — na foto, à esq. — e João Pedro Mello, do escritório Aguiar e Mello Advogados. O primeiro João, o Aguiar, é filho do conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). Em nota à coluna, os dois profissionais afirmaram que atualmente os prefeitos de todo o Brasil “vivem grande insegurança jurídica diante das amplas formas de responsabilização”. “Assim, o reconhecimento pelo Supremo de que é preciso respeitar os limites ao poder persecutório para evitar abusos é necessário à preservação do Estado Democrático de Direito”, defenderam.