NOVA CONFIGURAÇÃO
Reviravolta na eleição da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), que ocorrerá no dia 5 de maio. Na nova configuração da pré-campanha, o vereador de Araguaína Enoque Neto (UB) avançou, o presidente da Câmara de Caseara, Cleber Cavalcante, o Clebinho (UB), desistiu da disputa; e os parlamentares de Miracema mudaram de lado.
VICE DE CAJUEIRO
Clebinho desistiu de sua pré-candidatura para ser vice da chapa do presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB).
JAIR TAMBÉM DESISTE
Outro pré-candidato, o vereador Jair Souza (Pros) também anunciou desistência para apoiar Enoque. Dessa forma, ficaram apenas as campanhas do parlamentar de Araguaína, que conta com o apoio do atual presidente da Uvet, Terciliano Gomes (PSD, também de Araguaína); e de Cajueiro.
APOIO DOS GRANDES
Além do apoio do atual comandante da Uvet, Enoque é ainda o candidato colocado na disputa pelos presidentes das duas principais Câmaras do Estado, Marcos Duarte (SD, de Araguaína), e José do Lago Folha Filho (PSDB, de Palmas).
MIRACEMA MUDA DE RUMO
Mudança radical veio de Miracema, onde todos os vereadores declararam apoio a Enoque. Eles eram eleitores de Clebinho, mas nessa terça-feira chegaram a gravar um vídeo para declarar voto ao colega araguainense.
Assista:
MOVIMENTAÇÃO TENSA E INTENSA
O clima está pesado tanto no União Brasil quanto no PL. Há xingamentos contra os principais líderes de parte a parte e uma movimentação tensa e intensa de lado a lado. Isso porque existe uma insegurança total sobre o futuro de todas as pré-candidaturas colocadas em ambos os partidos.
PUXA-E-ESTICA
No UB, como a coluna vem dizendo há semanas e o estouro da guerra interna nessa terça-feira, 11, confirmou, os pré-candidatos a prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos e Vanda Monteiro veem o deputado federal Carlos Gaguim, novo presidente metropolitano, se movimentando para levar o partido para a pré-candidatura da deputada estadual Janad Valcari. Gaguim até defende que Janad ingresse no UB para a disputa, o que, claro, vai depender de janela partidária para isso.
TRÊS OU QUATRO
No PL, já se considera três pré-candidaturas: a de Janad, a do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas e até a possibilidade de o deputado federal Filipe Martins entrar na corrida sucessória. O número pode subir para quatro, caso o senador Eduardo Gomes também se anime, o que não é descartado.
AMPLIAR E ESPALHAR
Ou seja, em ambos os partidos o clima é de total insegurança sobre o futuro das pré-candidaturas colocadas até aqui. A expectativa é de que o clima de guerra interna se amplie e até se espalhe.
CLIMA QUENTE TAMBÉM EM ARAGUAÍNA
O clima esquentou também na sessão da manhã desta quarta-feira, 12, da Câmara de Araguaína. Ao final da sessão, o vereador Edimar Leandro (MDB), numa aparte à fala de Robert Delmondes (PSC), fez uma provocação à colega Paula Zerbini (PTB). Edimar iniciou com uma discreta indireta ao dizer que a professora Paula “está vereadora”. Ela é suplente e ocupa a vaga do titular Flávio Gomes da Silva, o Flavio Cabanhas (PTB), atual secretário executivo estadual dos Esportes e Juventude.
DE ONDE VEM TANTA FORÇA?
Depois, Edimar disse que “queria entender de onde vem tanta força” da vereadora. Ele lembrou que a colega está para ser nomeada como diretora de uma escola no município. “Mas a vereadora professora Paula não foi nomeada na escola e não deixa nomear ninguém. De onde é que vem tanta força?”, reforçou o parlamentar. “Porque em todas as escolas de Araguaína, Vossa Excelência já foi diretora. Acho que não tem uma escola em que Vossa Excelência não foi diretora. Eu só queria entender de onde vem tanto poder. Eu já entendi: é porque Vossa Excelência é uma professora dedicada e competente”, concluiu com certo toque de ironia.
INDICAÇÕES SEM COMPETÊNCIA
A vereadora Paula Zerbini reagiu dizendo que “a capacidade profissional das pessoas não pode ser medida numa tribuna de uma Câmara”. “Eu acho que caráter e respeito prevalecem em qualquer lugar”, avisou. Ela disse que está num processo de implantação de escola e devolveu a cutucada aos colegas: “Agora, se vocês indicam pessoas que não têm competência para assumir cargo, aí é uma situação de vocês. Não coloque em xeque a capacidade das pessoas”.
EXIGE RESPEITO
A vereadora ressaltou ter 29 anos de magistério e que nesse período não há nada que desabone sua conduta. “Portanto, por mais amizade que eu tenho com o senhor [Edimar], nunca fiz nenhum tipo de brincadeira desse porte numa tribuna de uma Casa. Eu acho que isso aqui não é lugar para isso, aqui não é lugar de deboche. Isso aqui não é lugar de falta de respeito. O senhor me desculpe, mas hoje o senhor faltou com respeito com a minha categoria e para comigo. O senhor me respeite com o mesmo respeito que eu tenho com o senhor”, recomendou a parlamentar. Edimar ainda pediu um aparte, mas vereador Geraldo Silva (MDB), que presidia a mesa, não quis estender a confusão iniciada pelo colega e encerrou a sessão.
CONVERSAS ELEITORAIS
No café do Quartetto, no Aldeia Mall, foram flagrados numa intensa conversação (foto acima), na tarde desta terça-feira, 11, o agora pré-candidato a prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (UB), o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB), e o vereador Major Negreiros (PSDB). Claro que no cardápio não faltou a sucessão da Capital.
ACREDITA NO PROJETO
Apesar dos comentários na cidade, o vice-prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Kawê (Republicanos), negou à coluna que esteja estremecido com o prefeito Heno Rodrigues (PTB). “Ao contrário do que muita gente pensa, eu ainda acredito no projeto pelo qual fomos eleitos”, assegurou Kawê. Ele avaliou que “a cidade não está bem, todos sabemos”, mas contou que tem procurado fazer o seu melhor “com o pouco que tenho acesso, buscar soluções para a população que me procura”. “Até novembro de 2022, segundo o prefeito Heno Rodrigues, estivemos impossibilitados de receber muitos recursos devido a impedimentos no CAUC (CNPJ municipal). Ainda em novembro, conseguimos habilitar o município para receber verbas que serão empregadas na infraestrutura e saúde. Estou, como toda a população, torcendo pelo melhor para o nosso município”, disse.
FUTURO NÃO DEFINIDO
Sobre o futuro da relação política de prefeito e vice, Kwaê disse que ainda não se sentou para conversar com Heno. “Ainda é muito cedo para tomar qualquer decisão”, avaliou. “Por enquanto, estou aguardando a concretização de nosso projeto e, aí sim, tomarei uma decisão em concordância com o prefeito, com o qual tenho um compromisso político até 2028”, avisou, reforçando, contudo, que seu compromisso maior é com Formoso do Araguaia. “E eu acredito que o prefeito também deseja o melhor para a nossa cidade. Eu vivo aqui, tenho investimentos aqui e gosto daqui e de nossa gente . Eu acredito que as coisas vão se ajeitar e, em breve, os formosenses estarão sorrindo novamente”, projetou.
DETECTOR DE METAIS EM ESCOLAS
Na esteira das tragédias que têm assustado o Brasil, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) apresentou o projeto de lei na Assembleia que obriga a instalação de detector de metais nas entradas das escolas da rede pública estadual de ensino. “A cada ataque realizado país afora, o medo aumenta entre pais, alunos e professores. Medidas de segurança são necessárias e urgentes, a fim de que se possa garantir a integridade de toda a comunidade escolar”, defendeu o parlamentar.
FÓRUM DE POLÍTICAS PARA MULHERES
A secretária da Mulher do Tocantins, Berenice Barbosa, participa nestas quarta, 12, e quinta-feira, 13, do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), em Brasília. O evento é um espaço de diálogo criado pelo governo federal, por meio do Ministério das Mulheres, com as gestoras estaduais e municipais. “Para o Tocantins é uma honra participar deste Fórum sobre a atuação política da mulher brasileira, neste momento tão importante da história, em que a mulher renasce com mais força, determinação para empoderar-se e conquistar o protagonismo do seu papel na sociedade, na família, nos negócios e na política”, definiu a secretária Berenice.