ENTRE AMÉLIO E CLEITON
A eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, que ocorrerá em fevereiro, deve ser mesmo definida entre os deputados Amélio Cayres (Republicanos) e Cleiton Cardoso (Republicanos). O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) vai trabalhar para tentar unir os dois. A ideia é que ficará no comando quem tiver construído melhor sua candidatura. Aliados de Amélio garantem que ele teria 14 dos 24 votos.
O COORDENADOR DA BANCADA
Já começa a entrar no radar do Palácio a definição do próximo coordenador da bancada federal. Wanderlei vai trabalhar para ter um aliado na função, o que não deve ser difícil. Das oito cadeiras de deputado federal, o governador fez seis e as outras duas – de Eli Borges e Filipe Martins, ambos do PL de Ronaldo Dimas – são de políticos com quem os palacianos não veem problema para ter uma aproximação.
ÚNICA VOZ DESTOANTE
No Senado deve ficar a única voz destoante da bancada, na avaliação do Palácio, com Irajá (PSD), que nas eleições deste ano optou por uma oposição mais agressiva ao governador. Dorinha Seabra Rezende (UB) foi eleita na base e, com Eduardo Gomes (PL), a conversa já está fluindo bem, avisam governistas.
MENOS UM
Assim, o único nome da bancada que o governo coloca restrições para a coordenação é o senador Irajá.
DEPUTADOS REPUBLICANOS EM BRASÍLIA
Os três deputados federais do Republicanos no Tocantins – Antônio Andrade, Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães – já têm compromisso em Brasília na próxima semana. O partido vai reunir todos os parlamentares da nova legislatura na terça-feira, 22.
TRANSIÇÃO NA CÂMARA DE PALMAS
A comissão de transição na Câmara de Palmas, com representantes da atual presidente, Janad Valcari (PL), e do próximo, José do Lago Folha Filho (PSDB), começa os trabalhos na segunda-feira, 21. Folha, eleito em junho, assumirá o comando do Legislativo da Capital em solenidade no dia 31 de dezembro, às 9 horas.
COMPANHIA INDESEJADA POR CINTHIA
Por falar em Janad, sua arqui-inimiga, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), ficou muito magoada com o fato de Gomes ter levado a vereadora e deputada estadual eleita para acompanhar o ex-governador Siqueira Campos até seção de votação em 30 de outubro. Cinthia tem um carinho especial por Siqueira, de quem é amiga, e não gostou. Nos bastidores, o que se diz é Gomes sabia disso. Lembrando que nessas eleições estaduais o senador esperava que a prefeita o acompanhasse no apoio a Dimas, mas ela ficou com Wanderlei.
Na postagem, Janad acompanha Siqueira na votação em 30 de outubro:
APOIOS DE CINTHIA E JANAD
Cinthia e Janad tomaram rumos opostos nessas eleições. A prefeita ficou Wanderlei e a vereadora com Dimas. Quando a tucana declarou apoio à Kátia, a presidente da Câmara fechou com Dorinha. O governador fez 82.006 votos na Capita; Dimas, 45.027.
MEDIÇÃO DE FORÇA
Aliados de Janad defendem que o resultado para governador não vale, porque em Palmas está o domicílio eleitoral de Wanderlei, e o desempenho dele, portanto, é em grande parte em função disso. O que vale mesmo para medir a força das duas, apontam, é a eleição de senadora. Na Capital, Dorinha obteve 72.268 votos contra tão somente 12.510 para Kátia, apesar do apoio de Cinthia, maioria dos vereadores e de vários deputados estaduais.
JOSI COM O GRUPO DE STIVAL
Com o afastamento do vice-prefeito Gleydson Nato (PL), a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), se aproximou do grupo do empresário Oswaldo Stival (PSB). Ela tem sido vista com frequência junto com o deputado estadual eleito Eduardo Fortes (PSD), que foi candidato a vice contra ela em 2020, na chapa encabeça pelo hoje também deputado estadual eleito Gutierres Torquato (PDT).
NATAL CIDADE ENCANTADA
A abertura da programação do Natal Cidade Encantada, de Palmas, será realizada na semana que vem, na sexta-feira, 25. Ocorrerá no Parque das Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, como em 2021, mas a prefeitura promete estrutura ampliada. O local receberá a Cidade Encantada, com decoração especial, praça de alimentação e atrações artísticas e culturais.