DAMASO CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA
O ex-deputado federal Osires Damaso, atual secretário da Governadoria, começou o ano deixando claro sua prioridade para 2024: a Prefeitura de Paraíso. Ele reuniu na sexta-feira, 19, em sua chácara, mais de 30 pré-candidatos a vereador da cidade e seus principais aliados, o ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino (MDB) e o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), representado por seu chefe de gabinete, Rafael Damasceno. Também estiveram por lá Gilberto Moraes, Ary Arraes, Nando Milhomem, entre outros, além do ex-deputado estadual e secretário extraordinário de Assuntos Institucionais do Estado, Iderval Silva.
NÃO DEIXOU DÚVIDA
Damaso não deixou dúvida no ar. Garantiu que está disposto a disputar a prefeitura: “Reafirmo: sou pré-candidato a prefeito de Paraíso, entro com um time forte, para disputar a eleição, temos a disposição e a condição de eleger também bons nomes para vereadores da cidade”, disse.
Assista trecho que Damaso postou em seu perfil no Instagram:
COM PARTIDOS QUE SUSTENTAM PALÁCIO
Conforme a coluna apurou, inicialmente, Damaso começa a pré-campanha com o leque de partidos de sustenção do Palácio Araguaia: Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa; o PDT, do vice-governador Laurez Moreira; e o Solidariedade. Há a expectativa de que Damaso ingresse no Republicanos. Ele era o presidente regional do PSC, mas a sigla foi incorporada pelo Podemos.
MANOEL SILVINO VAI RENUNCIAR
O prefeito em exercício de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado (na foto, à esq), disse à coluna que o titular do cargo, Manoel Silvino, não voltará mais ao comando da cidade. Silvino, que se licenciou para cuidar da saúde, deve renunciar ao mandato e João Alberto ficará à frente da prefeitura até o final do ano. E, claro, vai disputar a reeleição em outubro.
PROGRESSISTAS PODE TER CHAPA COMPLETA EM GUARAÍ
O ex-vice prefeito de Guaraí Carlinhos Gomes ingressou no Progressistas e assumiu a presidência do partido na cidade. O presidente regional, deputado federal Vicentinho Júnior, disse que a missão de Carlinhos é estruturar a legenda. O novo presidente municipal avisou que o Progressistas vai unir forças para que nas eleições possa apresentar candidaturas de vereador, prefeito e vice-prefeito.
PRESIDENTE DO IBGE NO TO
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, estará no Tocantins do dia 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Ele passará por Palmas (dias 31 e 1º) e Ponte Alta do Tocantins (dias 2 e 3). É que Ponte Alta foi o município escolhido pelo IBGE para a divulgação dos dados das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022, o que ocorrerá no dia 2, às 10 horas.
INDICAÇÕES DE DESEMBARGADORES
Ainda sobre a indicação dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins, a coluna apurou que uma vaga é do Ministério Público Estadual (essa com processo em andamento desde o segundo semestre do ano passado) e, das oito novas aprovadas pela Assembleia no final do ano, uma será da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) e as outras sete preenchidas pelo próprio TJ pelos critérios de antiguidade e merecimento.
ENFIM, A PONTE DE XAMBIOÁ
A ponte de Xambioá, que liga o município tocantinense a São Geraldo, no Pará, deverá ser inaugurada na primeira semana de junho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários ministros virão para a solenidade. Será a primeira visita do petista ao Tocantins neste terceiro mandato.
3 PRESIDENTES E 3 GOVERNADORES
As obras da ponte foram iniciadas em 2017 e tocadas por três presidentes — Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula. Neste período de sete anos, o Tocantins teve três governadores — Marcelo Miranda, Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa. A ponte tem extensão de 1,7 mil metros e está custando R$ 193 milhões.