CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Damaso reúne pré-candidatos a vereador e aliados e confirma: vai disputar Prefeitura de Paraíso; Manoel Silvino vai renunciar em Tocantínia; Lula deve fazer 1ª visita ao Tocantins em junho para inaugurar Ponte de Xambioá

DAMASO CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA

O ex-deputado federal Osires Damaso, atual secretário da Governadoria, começou o ano deixando claro sua prioridade para 2024: a Prefeitura de Paraíso. Ele reuniu na sexta-feira, 19, em sua chácara, mais de 30 pré-candidatos a vereador da cidade e seus principais aliados, o ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino (MDB) e o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), representado por seu chefe de gabinete, Rafael Damasceno. Também estiveram por lá Gilberto Moraes, Ary Arraes, Nando Milhomem, entre outros, além do ex-deputado estadual e secretário extraordinário de Assuntos Institucionais do Estado, Iderval Silva.

NÃO DEIXOU DÚVIDA

Damaso não deixou dúvida no ar. Garantiu que está disposto a disputar a prefeitura: “Reafirmo: sou pré-candidato a prefeito de Paraíso, entro com um time forte, para disputar a eleição, temos a disposição e a condição de eleger também bons nomes para vereadores da cidade”, disse.

Assista trecho que Damaso postou em seu perfil no Instagram:

COM PARTIDOS QUE SUSTENTAM PALÁCIO

Conforme a coluna apurou, inicialmente, Damaso começa a pré-campanha com o leque de partidos de sustenção do Palácio Araguaia: Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa; o PDT, do vice-governador Laurez Moreira; e o Solidariedade. Há a expectativa de que Damaso ingresse no Republicanos. Ele era o presidente regional do PSC, mas a sigla foi incorporada pelo Podemos.

MANOEL SILVINO VAI RENUNCIAR

O prefeito em exercício de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado (na foto, à esq), disse à coluna que o titular do cargo, Manoel Silvino, não voltará mais ao comando da cidade. Silvino, que se licenciou para cuidar da saúde, deve renunciar ao mandato e João Alberto ficará à frente da prefeitura até o final do ano. E, claro, vai disputar a reeleição em outubro.

PROGRESSISTAS PODE TER CHAPA COMPLETA EM GUARAÍ

O ex-vice prefeito de Guaraí Carlinhos Gomes ingressou no Progressistas e assumiu a presidência do partido na cidade. O presidente regional, deputado federal Vicentinho Júnior, disse que a missão de Carlinhos é estruturar a legenda. O novo presidente municipal avisou que o Progressistas vai unir forças para que nas eleições possa apresentar candidaturas de vereador, prefeito e vice-prefeito.

PRESIDENTE DO IBGE NO TO

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, estará no Tocantins do dia 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Ele passará por Palmas (dias 31 e 1º) e Ponte Alta do Tocantins (dias 2 e 3). É que Ponte Alta foi o município escolhido pelo IBGE para a divulgação dos dados das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022, o que ocorrerá no dia 2, às 10 horas.

INDICAÇÕES DE DESEMBARGADORES

Ainda sobre a indicação dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins, a coluna apurou que uma vaga é do Ministério Público Estadual (essa com processo em andamento desde o segundo semestre do ano passado) e, das oito novas aprovadas pela Assembleia no final do ano, uma será da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) e as outras sete preenchidas pelo próprio TJ pelos critérios de antiguidade e merecimento.

ENFIM, A PONTE DE XAMBIOÁ

(Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

A ponte de Xambioá, que liga o município tocantinense a São Geraldo, no Pará, deverá ser inaugurada na primeira semana de junho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários ministros virão para a solenidade. Será a primeira visita do petista ao Tocantins neste terceiro mandato.

3 PRESIDENTES E 3 GOVERNADORES

As obras da ponte foram iniciadas em 2017 e tocadas por três presidentes — Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula. Neste período de sete anos, o Tocantins teve três governadores — Marcelo Miranda, Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa. A ponte tem extensão de 1,7 mil metros e está custando R$ 193 milhões.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também