SEM OBRAS…
Da passagem do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e sua comitiva por Darcinópolis nessa quarta-feira, 21, uma polêmica envolveu o prefeito da cidade, Jackson Soares (MDB), e o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). É que o parlamentar afirmou que nos quatro cantos do município tem obra dele. Bastante irritado, Soares gravou vídeo garantindo que não há nada que Jorge Frederico tenha levado para Darcinópolis. E desafiou o deputado a ir à cidade inaugurar essas obras.
Confira o vídeo:
…COM OBRAS
Horas depois, Jorge Frederico compartilhou outro vídeo nas redes sociais em que o mesmo prefeito Jackson Soares se derrama em elogios ao parlamentar: “É o único deputado que tem colocado obras importantes e na quantidade que tem colocado aqui no nosso município. O único”, ainda reforça o prefeito.
Confira o vídeo:
OS 2 LINKADOS
A campanha da senadora Kátia Abreu (Progressistas) distribuiu material à imprensa em que faz um link entre ela e o governador Wanderlei. O título do texto enviado é “Líderes nas pesquisas de intenção de voto, senadora Kátia e governador Wanderlei visitam o Bico do Papagaio”. Na linha-fina, o material prossegue fazendo o link: “Unidos nas pesquisas mas separado em seus projetos políticos, ambos percorrem o extremo norte nesta reta final”.
NA SOMBRA DO BOM MOMENTO DE WANDERLEI
O texto não traz nada de comprometedor e até ressalta que os dois estão em lados opostos, mas deixa a impressão de que Kátia procura se colocar na sombra do bom momento vivido pelo governador, que, oficialmente, apoia Dorinha Seabra Rezende (UB) para o Senado. Bom ressaltar que tem pesquisa que coloca Kátia à frente e outras, a maioria, mostram Dorinha na liderança.
ARTILHARIA PESADA
Como a coluna havia antecipado, nesta reta final da campanha e diante da possibilidade apontada pelas pesquisas de Wanderlei vencer ainda no primeiro turno, a oposição começou a disparar artilharia pesada contra a campanha do Palácio Araguaia. Historicamente, o resultado desse tipo de ação para inverter o resultado é simplesmente nulo.
VÍDEO CONTRA
Um grupo de cabos eleitorais da deputada estadual Vanda Monteiro (UB), em Pium, gravou o vídeo em que cada um segura uma nota de R$ 100 na mão. Eles afirmam que trabalharam por 15 dias para a parlamentar e esse teria sido o mísero valor que receberam pelo esforço. “Isso é uma vergonha”, crítica um a moça na gravação postada nas redes sociais.
RETRATAÇÃO
Pouco depois da postagem do vídeo nas redes sociais, o mesmo grupo gravou e divulgou outro se retratando do que haviam dito anteriormente. No novo vídeo, desta vez um rapaz afirma [com as meninas da gravação anterior ao fundo]: “Eu venho reforçar para vocês a minha admiração e respeito pela deputada [Vanda] e dizer que todos os compromissos que foram feitos comigo e com a militância foram honrados. Acredito que as meninas foram infelizes nas palavras que usaram para falar […] O responsável pela campanha da deputada em Pium era eu e o que foi combinado com todas foi acertado hoje. Eu acredito que faltou um pouco mais de consciência [das garotas no vídeo anterior] do que elas estavam falando e dizer para vocês que o que foi falado são inverdades”.
FOME DO POVO POR MUDANÇAS
O candidato a senador do PRTB, o advogado Marcelo Cláudio, comemora o que considera um rápido crescimento de uma campanha iniciada somente no dia 13 [ele substituiu o apresentador de TV Vanderlan Gomes] e de baixo orçamento. Segundo o candidato, ele tem conseguido bastante engajamento nas redes sociais e, em uma semana de campanha, chegou a 2% de intenções de voto. “Tamanho crescimento em tão poucos dias é fruto do empenho nas redes sociais e da fome do povo por mudanças”, avaliou Marcelo. “Como eu digo, o tocantinense está cansado de políticos profissionais.”
EM PARCERIA
Os candidatos a deputado federal Rodrigo Maciel (UB) e a estadual Eduardo Mantoan (PSDB) fizeram uma parceria em colégios eleitorais de Palmas e no extremo norte do estado. Na capital, Mantoan arrumou colégios para Rodrigo, que é de Gurupi, em algumas regiões da cidade; e no extremo norte tocantinense, foi o vereador de Gurupi que ajeitou redutos eleitorais para seu colega de Palmas.
PROBLEMAS NA CHUVA E NA SECA
O presidente da Câmara de Centenário, Advonildo Campos Lopes, Dvan (Pros), enviou à coluna fotos da situação desta quinta-feira da estrada que liga Santa Maria ao seu município, a TO-20. Segundo o vereador, a reclamação da precariedade do trecho é antiga, vem desde a criação de Centenário. “Em tempos de seca, a estrada fica com muita areia e pó; em tempos de chuva, com muita lama e água. Certo é que durante o ano inteiro a população dos dois municípios sofrem, bem como comerciantes, visitantes e vendedores que precisam utilizar a estrada”, explicou Dvan.
O PROBLEMA MAIOR COM OS DOENTES
Mas, para ele, a situação é pior quando se trata de transportar doentes. Isso porque o município fica a 124 km da cidade mais próxima, dos quais 45 km é de estrada de chão em estado crítico. O vereador contou que nesta quinta-feira o ônibus que faz a linha de Centenário a Guaraí não saiu do município porque não tinha como passar pelo trecho.
CRESCIMENTO DE 21% EM 2 ANOS
O Sebrae informou que a indústria do sorvete cresceu 21% no Tocantins nos últimos dois anos. Nesta sexta-feira, 23, é comemorado o dia dessa guloseima consumida por adultos e crianças. Segundo o Sebrae, a primeira indústria do segmento no estado foi aberta em 1989 e hoje são 38 fábricas, com maioria delas em Palmas (9), Araguaína (8), Paraíso (6) e Gurupi (4). Todas catalogadas como micro e pequenas empresas.