FOCO NO FILHO
Num vídeo em que mede muito as palavras, o deputado federal Eli Borges (PL) sugere que seu foco para as eleições de 2024 em Palmas será a pré-candidatura a vereador de seu filho, Tiago Borges (PL), hoje suplente de deputado estadual, e que, para prefeita, deve apoiar a pré-candidatura do PL da deputada estadual Janad Valcari. O que significa que Eli está fora do páreo.
SENTE PROJETO DE DEUS
Ele mesmo diz que tem seu trabalho na Câmara em defesa da pauta de costumes. “Ainda sinto que esse é um projeto de Deus”, diz no vídeo. Assim, Eli avalia que a pré-candidatura de Janad é “o encaminhamento normal e natural no meu partido”.
PELOS BONS COSTUMES
Também no vídeo, o filho do deputado, Tiago Borges, afirma que quer, na Câmara, seguir a mesma postura do pai e “lutar pelos princípios morais, conservadores”. Eli já teve o irmão, Joel Borges, como vereador em Palmas.
AS CONTAS DE DIMAS
A Câmara de Araguaína vai começar a avaliar as contas de 2019 do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), com parecer prévio pela rejeição do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Num despacho da Mesa Diretora do Legislativo, com data desta segunda-feira, 9, o parecer é encaminhado ao ex-prefeito, “para que exerça, caso queira, o direito de defesa”.
NÃO AGRADOU
O deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) anunciou semana passada ter conseguido R$ 300 mil, junto ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), para o 65º aniversário de Gurupi, comemorado em 14 de novembro. O anúncio não agradou os demais parlamentares da cidade – Eduardo do Dertins (Cidadania) e Eduardo Fortes (PSD) –, nem mesmo a prefeita Josi Nunes (UB). Segundo pessoas próximas a esses três políticos, o empenho por recursos é de todos e não de apenas um representante popular. A conversa em Gurupi é que houve um imenso descontentamento com o anúncio de Gutierres.
EMENDA PARA PATRULHA RURAL
Ainda em Gurupi, o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) visitou a cidade no final de semana e participou da corrida Stives Race, promovida pela PM. Guimarães, membro da bancada ruralista, garantiu uma emenda para estrutura da equipe de Patrulha Rural da corporação.
PAULO ROBERTO X MIRANDA?
Pode haver um novo round em 2024 na disputa entre o prefeito Taguatinga, Paulo Roberto Ribeiro (PSD), e o ex-prefeito Miranda (PV). Os dois se enfrentam desde 2016, quando o atual gestor foi o mais votado, mas considerado inelegível pelo TSE. Miranda assumiu o comando do município. Depois se enfrentaram novamente em 2020, com Paulo Roberto vencendo com 42,72% dos votos contra 29,35% para Miranda.
EM BUSCA DE CONSENSO
Para as eleições do ano que vem, contudo, a oposição na cidade vem tentando afunilar um consenso. Além de Miranda, são pré-candidatos o vereador Paulo Baré (Cidadania), o ex-vereador João Pereira (MDB) e o pastor Dominguinho (PSB). Eles defendem que a gestão de Paulo Roberto enfrenta desgastes e querem unir as oposições em torno de um projeto para impedir a reeleição do atual prefeito.
ANALISANDO CENÁRIO
À coluna, Miranda disse que ainda não colocou seu nome na disputa. “Estamos analisando o cenário, faremos uma prévia do PV em dezembro e, aí sim, tomaremos o rumo da vitória”, avisou. Ele desmentiu os grupos pregam que estaria inelegível. “Tentativa de desconstruir nossa pré-candidatura, porém, é uma inverdade”, assegurou. Segundo Miranda, apesar de ter suas contas rejeitadas por conta dos índices da educação, a nova legislação diz que se não houve dolo, nem desvio de recurso, não tem inelegibilidade.
AS LOAS DE CINTHIA A WANDERLEI
Na entrega das 111 casas no Jardim Taquari – T23, na quarta-feira, 4, em Palmas, pelo Programa Pró-Moradia, chamou a atenção os rasgados elogios da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ao governador Wanderlei Barbosa. As loas foram destacadas, inclusive, no material enviado à imprensa pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Palmas. “Hoje, governador, o senhor está entregando sonhos, afinal, o maior sonho dos brasileiros é o da casa própria […] O que diferencia um bom gestor é a vontade de fazer”, ressaltou o material do município. “O nosso compromisso é trabalhar juntos pelo bem-estar da nossa população, e é isso que a prefeitura tem feito juntamente com o nosso governador Wanderlei Barbosa, que tanto tem feito por Palmas e pelo nosso Tocantins”, o material do Estado emoldurou a fala de Cinthia.
15ª MAIS POPULAR
Por falar nela, a prefeita Cinthia Ribeiro figura na 15ª posição do ranking digital segundo pesquisa realizada pela Quaest, que analisou a popularidade digital dos gestores das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento sobre o índice de popularidade digital colheu dados, entre 1º de julho e 30 de setembro, do Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Google, Wikipedia, YouTube e TikTok. Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), do Recife, João Campos (PSB), e de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), são os mais populares nas redes.