QUER SER CANDIDATO DE PAÇO E PALÁCIO
No programa Conversa Franca, na rádio Conexão 98.1 FM, com os jornalistas Maju Cotrim e Luiz Pires, segunda-feira, 4, o deputado estadual Júnior Geo (Podemos) disse que quer, sim, ser o candidato em Palmas da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Na conversa, ele avaliou como “muito positiva” sua relação com os dois e cutucou direta e indiretamente adversários.
CINTHIA E WANDERLEI TÊM ACORDO
Geo contou ter escutado – “não necessariamente da prefeita nem do governador, mas por muitos próximos a eles” — que ambos têm um acordo firmado de que vão apoiar um só candidato e andar juntos na disputa pela Prefeitura de Palmas em 2024. “Eu fico feliz que o governador Wanderlei Barbosa tenha esse entendimento, assim como a prefeita de Palmas tem esse entendimento. Nós precisamos de pessoas sérias, pessoas compromissadas, pessoas equilibradas e que tenham bom senso”, defendeu.
XINGANDO E GRITANDO
Para ele, alguém não está à altura de representar a população, “se for desequilibrado, se sair por aí tocando sabe-se lá o quê e xingando, gritando com todo mundo”. E alfinetou em seguida: “Em Palmas tem gente desequilibrada que ainda diz que vai ser candidato a prefeito. Vamos ver aí se de fato a sociedade quer uma pessoa desequilibrada”.
ALEXANDRE SONDA PELO MDB
O pré-candidato, que está de saída do Podemos, vê o PSDB e o Republicanos como possibilidades de filiação. Além deles, revelou ter sido sondado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) para ir para o MDB. Como a coluna já antecipou, Guimarães deve seguir para o MDB e assumir o comando regional do partido. O deputado estadual também contou ter convite do Solidariedade. Geo disse que, dando certo para ser o candidato de Paço e Palácio, pretende tomar essa decisão em conjunto com Wanderlei e Cinthia, “para que possamos caminhar de forma bem alinhada”. “Assim espero, e espero que dê certo de caminharmos juntos”, afirmou.
EM NADA ATRAPALHA
O deputado contou ainda que quando se reuniu com o governador para discutir o processo eleitoral – isso ocorreu há coisa de dois meses –, Wanderlei abriu a conversa dizendo o seguinte: “Olha, professor, primeiro, para nós iniciamos a reunião, seu posicionamento na Assembleia em nada atrapalha o nosso relacionamento. Você vota naquilo em que você acredita, você defende o que você acha que é correto e você não pessoaliza, você não promove ataques pessoais”.
SE BOBEAR, MANDA BATER
Sobre a pré-campanha, Geo afirmou que já há fake news contra ele, tentando atacar sua imagem. “Para mim, é uma política tão baixa, tão mesquinha, que é a política de gente que faz tudo para chegar no poder. Se bobear, ainda manda bater em quem tem mandato porque não quis andar alinhado ou não quis andar com aquele grupo”, alfinetou, ao que tudo indica, com endereço certo. “E não é assim que se faz política. Já passou essa época do coronelismo, a época de fazer política mesquinha, política baixa. Eu não trabalho dessa forma, não fui criado dessa forma”, avisou.
A QUE MAIS UTILIZOU FORÇA ECONÔMICA
Questionado por Maju e Luiz Pires se a deputada estadual Janad Valcari (PL) é a sua principal adversária na corrida sucessória, Geo avaliou que não e disparou: “Talvez aquela [Janad] que mais tenha utilizado da força econômica. Tem demonstrado isso em rede social, fornecendo desde ar-condicionado, geladeira, televisão, sofá a brinquedos. No período do Dia das Crianças com suporte da própria Assembleia, que eu acho um pouco equivocado. Não é a função da Casa. E se isso se justifica do ponto de vista legal, tudo bem; se não se justifica, cada um responde por si. Mas eu não vejo ela [Janad] com essa musculatura eleitoral”, avaliou.
BUSCA NO GOOGLE
O deputado sugeriu que o eleitor faça uma busca no Google. “Você coloca ‘professor Júnior Geo e corrupção’, ‘professor Júnior Geo e investigado’, ‘professor Júnior Geo e processos”. E faz a mesma pesquisa no Google envolvendo o nome dos outros pré-candidatos e vai ver o que você encontra”.
COMPROMISSO ANTES DE SER ELEITO
O pré-candidato fez outra revelação. Ele disse que um colega deputado estadual, cujo nome não declinou, segredou-lhe que queria apoiá-lo para prefeito de Palmas, mas que não poderia porque já havia se compromissado. “Um dos deputados falou assim: ‘Geo, meu interesse era caminhar contigo, mas infelizmente eu já tinha firmado um compromisso antes mesmo de entrar aqui [na Assembleia], [antes] de ser eleito, que, se eleito fosse, eu teria de caminhar com determinada pessoa”.
EVANGELISTA NO PROGRESSISTAS
O ex-prefeito de Miracema e ex-deputado estadual Júnior Evangelista se filiará ao Progressistas no dia 16, em solenidade às 19 horas, em sua residência. Evangelista é pré-candidato a prefeito da cidade. Outros líderes locais também vão acompanhar o ex-prefeito e ingressarão no partido presidido no Estado pelo deputado federal Vicentinho Júnior, com o também deputado federal Lázaro Botelho de vice-presidente.
CATABRIGA EM VANTAGEM
O afastamento pela Justiça do vereador de Pedro Afonso Mirleyson Soares Dias (PDT), por improbidade administrativa, facilita a candidatura de seu colega Marquim Catabriga (UB), hoje líder do prefeito Joaquim Pinheiro, na eleição para presidente da Câmara. Como a Casa está muito dividida, a saída de Mirleyson e entrada do suplente Antônio Pinheiro de Morais (PDT) — que vai compor a base do prefeito –, tira a possibilidade da vereadora Lili (PDT) de vencer a disputa, já que Catabriga será o candidato governista. A eleição da mesa será na terça-feira, 12.
IVORY COMANDA
Em Miracema, que se transformou na Capital do Tocantins nesta quinta-feira, 7, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), abriu os trabalhos e passou o comando da Casa para um parlamentar que é o hoje o principal líder da cidade, da qual é filho, Ivory de Lira (PCdoB), primeiro vice-presidente do Legislativo.
ACIMA DAS QUESTÕES POLÍTICAS
Ao abrir os trabalhos, Amélio disse que, para a cidade, a data comemorativa deve estar acima questões políticas. Explica-se: a prefeita Camila Fernandes (MDB) não havia comparecido até aquele momento, nem sua equipe. Segundo quem estava por lá, o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), aliado da prefeita, teve que buscá-la para a solenidade. Camila é adversária de Ivory em Miracema.
CLIMA RUIM
Para piorar o clima, contam que Camila não cumprimentou o vice-prefeito Aprígio Ribeiro (SD), com quem está rompida, e se recusou a pegar na mão do cunhado, Fidel Costa, quando ele lhe estendeu a mão depois de receber a homenagem feita ao prefeito Moisés da Sercon, marido da prefeita assassinado em 2018. Fidel, que é até cogitado para disputar a prefeitura, e a cunhada também estão afastados.
CHEGOU ATRASADA PORQUE ASSINAVA TÍTULOS
A assessoria de imprensa da prefeita Camila explicou que ela se atrasou por ter chegado de madrugada de Brasília e, pela manhã, precisou assinar mais de 200 títulos de regularização fundiária para serem entregues ainda nesta quinta. Por isso, a prefeita teria chegado atrasada ao evento. No gabinete, com ela, estavam o deputado Nilton e servidores do Tribunal de Justiça. Nilton confirmou a posição da prefeita, e disse que não foi buscá-la, mas que estava com ela na prefeitura para a assinatura dos documentos. O parlamentar ainda garantiu que Camila cumprimentou, sim, o vice-prefeito. “Ela foi muito simpática, elegante e até carismática”, garantiu Nilton à coluna.
Foto da prefeita e Nilton assinando os documentos:
CONTAS APROVADAS
A Câmara de Carmolândia aprovou as contas de 2020 do prefeito Neurivan Rodrigues (à dir.), por unanimidade dos nove parlamentares, que seguiram o parecer do relator, vereador Fernando Gomes (UB).
SEM CHANCE
Quem conhece muito sobre o tema e sabe do que fala garante à coluna que a presidente regional do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende, não dará carta de anuência para que a deputada estadual Vanda Monteiro deixe o partido para se filiar ao PDT do governador em exercício Laurez Moreira. Sem chance, aposta.