DOIS EM UM
Em meio à disputa pela presidência da Assembleia entre dois aliados de primeira hora do Palácio Araguaia – Amélio Cayres e Cleiton Cardoso, ambos do Republicanos –, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentada com ares de saída salomônica para garantir o cargo aos dois parlamentares. A iniciativa do deputado Ricardo Ayres (Republicanos), com subscrição de nove colegas, prevê que no início de cada legislatura, em 1º de fevereiro, a Casa eleja duas mesas diretoras, e não apenas uma como ocorre atualmente.
RENOVAÇÃO POLÍTICA
Com isso, uma mesa assumiria o primeiro biênio e a outra os dois últimos dois anos. Na justificativa, Ayres afirma que a PEC “pretende reforçar a renovação política nos quadros da chefia do Poder Legislativo” […] “prezando pela eficiência dos serviços prestados”. O autor garante ainda que “a PEC reforça a garantia de segurança jurídica à mesa diretora”.
OS SUBSCRITORES
Assinam com Ayres os dois pré-candidatos, Cleiton Cardoso e Amélio Cayres, e os deputados Amália Santana (PT), Ivory de Lira (PCdoB), Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos), Valderez Castelo Branco (Republicanos) e Vanda Monteiro (UB).
HÁ DEPUTADO REVOLTADO
Há deputado que se disse à coluna “revoltado” com a iniciativa, que já está na Comissão de Constituição e Justiça para análise.
NÃO PODERÃO ALÇAR VOOS
Não sem motivo. Ao aprovarem essa PEC os deputados se engessam por todo o mandato e perdem a possibilidade de alçar voos na Assembleia ao longo da legislatura. Afinal, atualmente, qualquer parlamentar pode se destacar, conquistar espaço e se tornar presidente ou ocupar outro cargo na mesa no último biênio. Com a PEC, sem chance.
ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO REDUZIDO
Além disso, a possibilidade de negociação dos espaços internos e com o próprio Palácio também seria reduzida com a aprovação dessa proposta.
PEQUENOS GANHARAM
Também é de iniciativa do deputado Ricardo Ayres uma emenda ao projeto de lei que aumentou a alíquota do ICMS para o agro. Ela exclui do aumento de 0,2% para 1,2% os pequenos produtores, ao determinar que o transporte de animal vivo é isento. Segundo Ayres, esses produtores foram beneficiados porque pagavam 0,2% e agora não pagarão nem isso.
TERÁ SURPRESA NA ELEIÇÃO DA ACIPA?
A eleição da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) vai ocorrer na sexta-feira, 9. Neste momento com chapa única, do atual presidente Joseph Madeira, já que o grupo da oposição, liderada pelo empresário Aristides Sambaíba, foi impugnado pela comissão eleitoral. Contudo, oposicionistas ainda prometem surpresas. Será?
7 DE 11
Sete dos 11 vereadores de Guaraí já declararam voto na reeleição do presidente da Câmara, Gleidson Bueno (UB), na sessão dessa terça-feira, 6. A eleição da mesa diretora está prevista para sexta-feira. Acredita-se que Gleidson poderá ter até oito votos. Pela oposição, o candidato deve ser Ricardo Gauchim (PDT).
DATA ESQUECIDA
A população de Miracema não gostou de terem “esquecido” que a cidade deveria ter sido a capital do Tocantins nesta quarta-feira, 7. O governo do Estado e a Assembleia não fizeram a instalação, que é prevista pelo artigo 161 da Constituição Estadual e pelo artigo 2º do Regimento Interno do Legislativo estadual. Miracema foi a capital provisória entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 1989. Por isso, como reconhecimento por este seu papel histórico, todo dia 7 de dezembro vira capital do Tocantins por um dia.
LUTO NA COMUNICAÇÃO
O advogado e jornalista Luiz Fernando Rocha Lima morreu nesta quarta-feira, aos 75 anos, em Goiânia. Ele foi diretor-geral do grupo Jaime Câmara em Palmas e Brasília. Ele vinha se tratando de um tumor cerebral agressivo, descoberto no início do ano. Nossos sentimentos a familiares e amigos.
INDIGNADO COM LENTIDÃO DE OBRA
O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) se diz indignado com a lentidão das obras de reconstrução da BR-153, no trecho entre Guaraí e Tabocão. Ele cobrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aumente o efetivo de trabalho para que finalize o mais breve possível. Segundo o parlamentar, as obras estão causando transtornos e colocando em risco a vida de quem trafega pela via, além de afetar a economia regional. “É necessário que uma providência seja tomada, em caráter de urgência, para pôr fim ao transtorno que perdura há várias semanas. São horas de espera e, após a parcial liberação, filas gigantescas se estendem ao longo da via”, descreveu Jorge Frederico.
ATÉ MORTE
Ele ainda lamentou o fato de uma mulher de 38 anos ter morrido após passar mal dentro de um ônibus, quando o veículo estava parado no congestionamento.
EDUCAÇÃO DE MIRACEMA EM DEBATE
O Ministério Público do Tocantins realizará no dia 14, às 19 horas, audiência pública para discutir a melhoria da qualidade do ensino de Miracema. Estão convidados todos os segmentos representativos da sociedade, dos poderes Legislativo e Executivo, além de especialistas. A audiência será no plenário da Câmara.
2 MIL METROS DE FIOS FURTADOS
Na madrugada dessa terça-feira, 6, mais 30 metros de cabo foram furtados na Marginal Neblina, em Araguaína. Segundo o Departamento de Iluminação Pública do município, neste ano os criminosos retiraram 120 metros de cabo na Avenida Dom Emanuel, no Bairro Senador; 410 metros na Marginal Neblina, no Setor Alaska; e mais 36 metros na Via Lago, no Setor Beira Lago. No total, os marginais levaram, em 2022, 566 metros do material. Dessa forma, desde 2020, já são mais de 2 mil metros de fios furtados. Uma completa falta de noção de cidadania.
DIFICULTA A MANUTENÇÃO
A prefeitura chegou a concretar os fios ao chão e nas caixas de energia que interligam os ramais em todas as avenidas. “Isso dificulta o furto, mas também dificulta a manutenção da equipe”, lamentou o diretor operacional de Iluminação, Kleber Henrique Coelho.