POUCO CRISTÃO
A Romaria do Senhor Bonfim, em Natividade, teve seu ápice na manhã desta quinta-feira, 15, com a grande e tradicional missa que reúne romeiros e autoridades — umas fazem o trajeto a pé e outras vão só para o evento religioso. O que gerou o maior bochicho entre romeiros, políticos e público em geral foi o encontro entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice Laurez Moreira (PDT), que se cumprimentaram friamente, relatam fiéis à coluna. Depois os dois ficaram cada um para o seu lado.
FORTES COM LAUREZ E JOSI COM WANDERLEI
O candidato a prefeito de Gurupi pelo PSD, Eduardo Fortes, cumprimentou o governador e ficou todo o tempo com Laurez, seu principal aliado nas eleições da cidade. Quem não perdeu esse vácuo foi a prefeita e candidata à reeleição, Josi Nunes (UB), que cumprimentou, tirou foto e ficou ao lado de Wanderlei durante a entrevista, e ainda mostrou muita proximidade com a primeira-dama Karynne Sotero. Até parecia que ela era a candidata do governador. Claro, reforçando: em Gurupi, o Republicanos está independente e a maioria de seus candidatos a vereador apoia Fortes.
Abaixo, fotos postados por Josi em seu Instagram:
FIM DO ARMISTÍCIO
O deputado estadual Júnior Geo (PSDB) voltou a atuar como opositor ao governo Wanderlei Barbosa após um longo armistício. A partir do segundo semestre do ano passado, houve uma conversa entre Geo e o governador, e a possibilidade de o hoje tucano ter o apoio do Palácio para a sua campanha a prefeito de Palmas se tornou uma realidade, já que o comentário geral era de que Wanderlei resistiria até o último momento para tentar encontrar outro nome que não fosse o da também de deputada estadual Janad Valcari (PL). De fato, isso ocorreu: ela fui a última dos candidatos palacianos a receber o apoio do governador, o que só se tornou público mesmo já no palanque da convenção de Janad no dia 2.
APESAR DA EXPECTATIVA, VOTOS CONTRA O PALÁCIO
No caso de Geo, essa expectativa de ter o apoio do governador fez com que ele interrompesse as críticas que vinha fazendo à gestão. Contudo, na votação, sempre se manteve contra as principais propostas do Palácio — votou contra o aumento do percentual de contribuição para o Fundo Estadual de Transporte (FET), que passou de 0,2% para 1,2%; e ainda contra a reforma da Previdência do Estado. Também atuou contra em matérias menores, como a que dava a uma escola de Palmas o nome da assistente social Márcia Barbosa Castro, irmã de Wanderlei falecida em 2021.
CHEGOU A SURFAR ALTO
Mas discursos contrários ao governo foram praticamente eliminados por Geo, desde o aceno de que ele poderia ter o apoio do Palácio. Antes do fechamento da janela partidária, em março, se cogitava até a possibilidade de o deputado se filiar ao Republicanos de Wanderlei. Há a leitura de que o parlamentar caiu nas pesquisas — em que ele surfava alto no segundo semestre, quando começou a conversa com o governador — justamente por conta da sua anulação como político independente. Nos últimos meses, Geo se aproximou também muito da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), hoje sua maior aliada no projeto de eleição. Assim, acabou se anulando em relação ao Palácio e ao Paço.
CAMPANHA COMEÇOU
Nesta semana, Geo voltou à tona com suas críticas ao Palácio. Derrubou a bandeira branca e tornou a colocar o governo Wanderlei no alvo. A campanha eleitoral começou, e promete.
CAMPANHA DEFLAGRADA
A ação que a OAB-TO promete contra o advogado Leonardo Maciel, um crítico mordaz da gestão do presidente Gedeon Pitaluga, é a deflagração do processo eleitoral da entidade, que deve ocorrer em novembro. Maciel foi adversário de Pitaluga na última eleição. O advogado ficou na terceira colocação em 2021 com 463 dos votos. Gedeon, reeleito, obteve 1.797 votos, e Ester Nogueira, 1.370 votos.
REPÚDIO A IVANILSON
A Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas (Atat) divulgou nota que chamou de “um veemente repúdio” às declarações do vereador Ivanilson Marinho (PL) — na foto, à esq. — na sessão da Câmara de Gurupi na terça-feira, 13, sobre o caso da suposta irregularidade na aposentadoria da prefeita Josi Nunes (UB). De acordo com a entidade, na sessão, Ivanilson se referiu ao denunciante, Paulo Izídio, filiado à Atat, como um “advogado de meia classe”, além — segundo a nota — de tentar censurar seu direito de fala durante a sessão. A associação disse que Izídio é “um profissional altamente competente, com vasta experiência na área trabalhista”.
DESPROVIDAS DE FUNDAMENTO
A Atat condenou as atitudes do vereador, considerando-as “desprovidas de fundamento e demonstrativas de um total descompromisso com o decoro esperado de um representante público” e também enfatizou que “repudia qualquer tentativa de constrangimento e intimidação aos advogados no exercício de suas funções, alertando que tais ações atentam contra a liberdade profissional e comprometem a imagem da Câmara Municipal de Gurupi perante a sociedade”.
NÃO TOLERARÁ INVESTIDAS
A entidade avisou que “não tolerará investidas contra a honra de seus associados” e exigiu que o vereador Ivanilson Marinho “se retrate publicamente pelas ofensas proferidas, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis”.
EM DEFESA DE IVANILSON
Quem saiu em defesa do vereador Ivanilson foi o secretário de Planejamento e Finanças de Gurupi, Salustriano Lucas Leme, que é advogado. No comentário de um post do site Atitude sobre o tema, Lucas afirmou: “Entidade [a Atat] umbilicalmente ligada a oposição! Infelizmente a advocacia tem lado político ! Também recebi monção de repúdio no exercício da função de secretário! Faz parte do jogo! Parabéns ao Vereador, que, no exercício do mandato eletivo, com suas prerrogativas inerentes à função, defendeu seu posicionamento!”
POSSIBILIDADE DE CANDIDATURA ÚNICA
Em Crixás, a prefeita Ana Flávia Alves Silveira Monteiro, a Flávia do Leitoa (Republicanos), pode ser candidata única. Isso porque o produtor rural Carlos Miranda (Novo) desistiu da disputa por problemas familiares. Agora o Novo, única sigla de oposição na cidade, tenta encontrar um substituto. Chegou a quase definir um nome nessa quarta-feira, 14, mas a pessoa acabou recusando o convite. O problema é que a oposição tem só até esta quinta-feira, 15, último dia para registro de candidatura, para encontrar quem esteja disposto a encabeçar o empreitada. Caso não tenha substituto, o Novo vai concorrer independente, só com candidatos a vereador: deles, três vão à reeleição na Câmara e outros quatro são novatos.
PV COM MÁRCIA, EM LAJEADO
A ex-prefeita Márcia da Costa Reis Carvalho, a Márcia Enfermeira (PSDB), recebeu o apoio do PV de Lajeado. O que se diz na cidade é que o presidente do partido, Cairo Naves — na foto, o de camisa com listras —, era o cotado para ser o vice do candidato do Republicanos, o também ex-prefeito Tércio Dias Melquíades Neto, que, ao se aliar ao PL do prefeito Júnior Bandeira (PL), deu a vaga de companheiro de majoritária ao vereador Emival Parente (PL). Cairo não gostou e decidiu apoiar a ex-prefeita Márcia.
NOVO SECRETÁRIO VISITA ROBERTO PIRES
O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fieto), Roberto Pires, recebeu nessa quarta-feira, 14, o secretário estadual da Fazenda, Donizeth Silva, que era interino e foi efetivado no cargo pelo governador Wanderlei na terça-feira, 13, no lugar de Júlio Edstron Santos. “Gostaria de parabenizar o governador Wanderlei Barbosa pela escolha assertiva do secretário Donizeth Silva que, certamente, tem muito a contribuir para o desenvolvimento do estado do Tocantins”, disse Pires, após a visita.
CIDADÃO GURUPIENSE
O amigo, parceiro, comunicador e diretor do Portal RR10 Notícias, Rogerio Rodrigues, foi homenageado na noite desta quarta-feira, 14, com o título de Cidadão Guripiense em cerimônia realizada na Câmara. A honraria foi proposta pelo vereador Matheus Monteiro, que enalteceu a dedicação de Rogério ao longo dos anos em prol da comunicação. Acompanhado de sua família, o comunicador expressou sua gratidão pelo reconhecimento da Câmara, relembrando sua jornada desde a chegada a Gurupi. Ele ressaltou o apoio que recebeu ao longo de sua trajetória, o que lhe permitiu desenvolver seu trabalho com amor e dedicação. “A palavra que tenho é gratidão, a Deus, à família Maanaim, aos familiares e amigos. Hoje me sinto verdadeiramente um gurupiense. Amo esta cidade, onde pude construir minha família, amizades e trabalhar com o que mais amo: a comunicação”, afirmou Rogerio, que é portuense de nascimento. Parabéns, amigo! Mais do que merecido.