CABO DE GUERRA I
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência do Estado deve chegar à Assembleia nesta semana. Como a coluna já afirmou, o Palácio entende que a discussão sobre o texto fui suficientemente aprofundada e, portanto, defende uma tramitação curta e uma aprovação rápida.
CABO DE GUERRA II
Já os sindicatos querem puxar o freio de mão da matéria na Casa e vão cobrar tempo dos deputados para que o texto volte a ser mais amplamente debatido.
AGENDA SUSPENSA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) suspendeu sua agenda na sexta-feira, 24, e neste final de semana para cuidar da saúde. Conforme a coluna apurou, a princípio, trata-se de uma gripe forte e febre. Nesta segunda-feira, 27, Wanderlei já está bem melhor e sem febre, mas faz alguns exames para saber se há mais alguma coisa. O governador está despachando eme casa.
WANDERLEI EM DUBAI
O recolhimento dele para se cuidar foi necessário até porque Wanderlei viaja na quarta-feira, 29, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de quinta-feira, 30, a 12 de dezembro. O Tocantins vai apresentar, entre outros, o acordo dos créditos de carbono. Outros estados da região Norte estão bastante interessados em replicar esse projeto.
ELVAN NO UB A CONVITE DE JOSI
Vereadores de Gurupi se preparam para mudar de partido assim que a janela for aberta no ano que vem. Um dos que devem trocar de legenda na base do Paço é Elvan Leão. Nesse caso, ele já poderá migrar porque seu partido, o PTB, fez fusão com o Patriota. Como a prefeita Josi Nunes o convidou para o União Brasil, Elvan decidiu aceitar.
3 POR PARTIDO
O que se diz nos bastidores é que prefeita deve fazer a distribuição dos vereadores que irão com ela por vários partidos. A ideia é que haja três parlamentares de mandato por sigla da base de Josi para garantir uma nominata competitiva nas eleições do ano que vem.
12 VEREADORES, MAS DEVE REDUZIR
Josi conta atualmente com 12 vereadores em sua base, mas há uma expectativa de que, com a disputa se acirrando, esse número possa cair.
POSSÍVEL VICE DE JOSI
Ainda sobre Josi, ela teve um encontro no final de semana com o empresário Cristiano Pisoni, filho do presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Itelvino Pisoni, e o assunto foram as eleições de 2024. O empresário é cotado para participar do processo eleitoral da cidade e até para vice de Josi. A classe empresarial de Gurupi já se manifestou o desejo de lançar nomes como o de Pisoni, do empresário Marcelo Dominici, entre outros. O atual vice de Josi é o ex-vereador Gleidson Nato. Os dois romperam ao longo do mandato.
FRENTE DE OPOSIÇÃO EM PEIXE
Em Peixe, a oposição garante que continua firme no propósito de formar uma frente única para enfrentar o prefeito Cesinha no ano que vem. A ideia é a convencional: quem estiver melhor encabeça a chapa. São dois pré-candidatos fortalecidos para liderar a oposição: Dr. Giovanni e a ex-primeira-dama e ex-secretária de Saúde, Juliana Pinheiro, esposa do ex-prefeito José Augusto. Dr Giovani tem o apoio do deputado federal Alexandre Guimaraes (Republicanos).
GEO É O ALVO
Entre os aliados do governador Wanderlei Barbosa há muitos que colocaram o deputado estadual Júnior Geo (Podemos) no alvo. Não querem que ele seja o candidato a prefeito do Palácio e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Inclusive, dizem que há vereador da base de Cinthia que é terminantemente contra essa solução para unir Paço e Palácio.