DORINHA RODOU
Como a coluna antecipou, a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) ficou mesmo sem a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Para a pasta, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco, que acumulava o cargo com a Secretaria Extraordinária de Ações Governamentais, pasta que passa a ser comandada agora pelo marido dela, o ex-deputado federal Lázaro Botelho (PP). O ex-parlamentar acabou de deixar a Câmara Federal por causa da decisão do STF sobre as sobras de votos de 2022, para dar lugar ao deputado Tiago Dimas (Podemos).
GOVERNO NO MODO 2026
A mexida de peças confirma o que a coluna já havia afirmado: o governador está configurando sua gestão para o modo 2026. Como ele apoia a pré-candidatura ao Palácio do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), todo o governo vai se adequar a isso. Inclusive, a formação da base da Assembleia, onde aliados de Dorinha e também do vice-governador Laurez Moreira (PDT), como Gutierres Torquato (PDT), devem ficar de fora do grupo governista.
TAMBÉM FORA DA BASE
Outra já tida como fora da base é Janad Valcari (PL), que recentemente irritou Amélio e Wanderlei, ao dizer, em fevereiro, que está “orando muito” para que “Deus possa abençoar” Dorinha como “próxima governadora” do Tocantins. Foi uma das ações dela que contribuíram para azedar sua relação com Amélio.
JANAD E LAUREZ
E Janad participou de um evento em Aurora ao lado do vice-governador Laurez Moreira. “Não é fácil… A luta é árdua, mas é prazeirosa. Quando a gente abraça os amigos de verdade, os nossos companheiros… Parabéns pelo seu trabalho”, afirmou no discurso se dirigindo ao vice.
TOCANTINS DOS SONHOS
Depois, no vídeo feito ao lado de Janad, Laurez a convida para “construir o Tocantins dos nossos sonhos”. “Um Tocantins moderno, que se preocupa com o desenvolvimento, com emprego, com oportunidade para a nossa gente, com moradia, com saúde de qualidade, com a educação do anseio de nossa gente”, disse o vice-governador e concluiu num cumprimento à deputada.
CUIDAR DO POVO
Janad afirmou no vídeo que “nosso trabalho pelo Tocantins é cuidar de nossa gente e de nosso povo” e mais uma vez se dirigiu a Laurez: “Parabéns por sua visita aqui em Aurora, prestigiando o aniversário de nosso grande amigo Cristian”, disse.
POUCO À VONTADE
No vídeo gravado para as redes sociais de Laurez, Janad está pouco à vontade. Explica-se: conforme a coluna apurou, o encontro deles em Aurora foi casual, nada combinado. E a deputada está totalmente na campanha de Dorinha. Tanto que ela não fez qualquer divulgação desse evento em que aparece ao lado do vice.
MORDE…

Da tribuna da Câmara nesta terça-feira, 12, o vereador Carlos Amastha (PSB) fez sua estreia como crítico da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). No alvo, a 3ª Meia-Maratona de Palmas pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecida como Corrida Agosto Lilás, promovida pela prefeitura. “Foi absolutamente desastroso”, resumiu, apontando os chips que não funcionaram e até falta de banheiros. “Quero imaginar que essa transição em que estamos, sem secretário de Esportes, seja responsável por isso. Esse não é o padrão que a gente espera da Prefeitura de Palmas”, reforçou.
…ASSOPRA
Mas Amastha também elogiou o prefeito Eduardo pela reabertura da unidade do Resolve Palmas no Capim Dourado Shopping, na noite dessa segunda-feira, 11. Ainda que tenha criticado o fato de a unidade estar agora num local menor do que antes. “Acho uma pena porque a ideia do maior era levar todos os serviços”, justificou.
FEZ COMPROMISSO, SIM

O grupo do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) garante que o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), teria feito, sim, compromisso de apoiar sua reeleição à Câmara ou uma possível candidatura ao Senado. Contudo, o prefeito afirmou à Gazeta do Cerrado que o compromisso era exclusivo para a Câmara e para a candidatura dele, Alexandre. Ou seja, o irmão Raul Guimarães (MDB), pré-candidato a deputado federal, não estaria também no acordo.
SÓ TIAGO
Confirmado isso, Wagner pode apoiar somente, para a Câmara, a reeleição de Tiago Dimas (Podemos).
ALMOÇO COM VEREADORES

O presidente da Assembleia, Amélio Cayres, almoçou nessa segunda-feira em Araguaína com vereadores da cidade, além dos deputados estaduais Marcus Marcelo (PL) e Gipão (PL). Entre os presentes estava o vereador Lucas Campelo, pré-candidato a deputado federal e do partido da senadora Dorinha Seabra Rezende, o União Brasil. A relação entre Lucas e Amélio é muito boa.
CORONEL BARBOSA PARA FEDERAL

Quem é tido como forte pré-candidato a deputado federal é o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa. Visto como uma pessoa muito querida pela tropa, o Republicanos já conta com Barbosa para a Câmara Federal. O partido fez três em 2022 — Toinho Andrade, Alexandre Guimarães e Ricardo Ayres. Desses, Guimarães foi para o MDB e Toinho deve disputar vaga na Assembleia no ano que vem. Ou seja, há espaço para novos quadros.
CASA DE APOIO DO FORTES

O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) vai inaugurar nesta terça-feira, 12, às 17 horas, sua Casa de Apoio em Palmas. É a segunda unidade da Casa de Apoio Nova Esperança. “Mais do que um espaço físico, essa casa representa cuidado, dignidade e compromisso com quem precisa de acolhimento quando a saúde pede ajuda”, anunciou o parlamentar nas redes sociais. A unidade fica na 1203 Sul, Q. 38, LT 12 (Próximo ao Hospital do Amor).

DEMANDAS DOS POVOS INDÍGENAS
Empossada no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, a líder indígena e ex-secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins Narubia Werreria entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um levantamento de demandas para o fortalecimento da agricultura dos povos indígenas. “Como sempre, ele nos recebeu com muito carinho e atenção e, o melhor, fez os encaminhamentos e pede celeridade”, contou Narubia, que se empolgou com Lula: “O presidente faz um governo junto ao seu povo, reunindo todos os segmentos da sociedade. É uma honra fazer parte do seu conselho e caminhar ao lado do maior líder mundial e estadista que já tivemos! Que valoriza e fortalece a diversidade, ouvindo a voz de todos. Seguiremos no Conselhão levando as demandas e a força dos nossos povos”.