WAGNER NO PDT?
Enviados do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), procuraram dirigentes do PDT para uma sondagem. Como é bem sabido, dificilmente Wagner ficará no Solidariedade, cujo comando regional saiu das mãos deputado estadual Vilmar de Oliveira e passou para o ex-senador Vicentinho Alves. Mas claro que não tem a ver com a mudança de presidência. É que o prefeito quer um partido mais forte para disputar a reeleição.
SEM ATRAVESSADOR
Aliados de Wagner, contudo, negam que o prefeito tenha colocado mediadores para iniciar uma conversa com o PDT. Isso porque, garantem, ele e o presidente estadual do partido, o vice-governador Laurez Moreira, são muito alinhados. Portanto, rebatem, entre Wagner e Laurez “não tem atravessador”.
LAUREZ QUER
Aliás, esses mesmos aliados dizem que Laurez deseja levar Wagner para o PDT. Contudo, admitem, tem muita água ainda para passar sob essa ponte.
DIVIDIRIA A BASE
Claro que se Wagner optasse pelo PDT geraria uma divisão na base palaciana em Araguaína, já que os dois nomes fortes para terem o apoio do governo do Estado na cidade são os deputados estadual Jorge Frederico e federal Alexandre Guimarães, ambos do Republicanos, partido, inclusive, presidido pelo governador Wanderlei Barbosa.
DEVO, NÃO NEGO
Por falar em Araguaína, premido pela queda vertiginosa da arrecadação de todos os municípios – só de FPM as prefeituras perderam quase 35% no primeiro decênio deste mês –, o prefeito Wagner já informou o presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD), que vai suspender o pagamento de emendas parlamentares. Um novo cronograma para a execução delas será construído após “a retomada econômica/fiscal”. É o tal “devo, não nego; pago quando puder”. E o prefeito está corretíssimo.
JANET’S E VANDETES
Sobre “Janet’s” e “Vandetes”, agora há uma discussão nas redes sociais. Os aliados da deputada estadual Vanda Monteiro (UB) garantem que ela foi copiada pela colega de Assembleia Janad Valcari (PL). Isso porque, juram, Vanda tem suas belas “vandetes” desde as eleições municipais de 2016. Ambas são pré-candidatas a prefeita de Palmas.
A VALDEMAR RESTARÁ PALMAS
Nos bastidores, com a pré-candidatura a prefeito mais que consolidada do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), já se dá como certo que ao deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) não restará outro caminho senão esquecer a disputa de Porto Nacional. Valdemar estava entre aquela cidade e Palmas. Com toda a cúpula governista já com os dois pés no barco de Andrade, o deputado estadual deve tentar construir um projeto para Palmas. Ele chegou a colocar seu nome na pré-campanha da Capital em 2020, mas recuou.
BOA LEI PARA O TOCANTINS
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou nesta terça-feira, 18, a lei que estabelece punição ao motorista que atropelar animais domésticos e silvestres e se recusar a prestar socorro. A multa é de R$ 1 mil. A informação é do site Metrópoles. O projeto de lei foi do deputado distrital Robério Negreiros (PSD). Excelente iniciativa, que poderia ser aproveitada pelo Tocantins, onde é absurda a quantidade de animais atropelados nas rodovias. Em número, só perdem para os postes de Palmas, ainda as maiores vítimas de nosso trânsito.
INCLUSÃO DE ESTUDANTES
O Ministério Público Estadual (MPE) realizará audiência pública para discutir a inclusão de estudantes com deficiência nas redes de ensino do Estado e da Capital. Será no dia 13 de setembro, no auditório térreo a instituição, em Palmas, das 14 horas às 17h30. O debate subsidiará dois procedimentos instaurados pela 10ª Promotoria. As inscrições para participar da audiência devem ser feitas até as 18 horas de 5 de setembro, pelo e-mail: prm10capital@mpto.mp.br.