3ª NEGATIVA
Depois da Secretaria Estadual de Segurança Pública negar por duas vezes, agora foi a vez da Justiça indeferir o pedido da família de acesso às investigações do caso do assassinato do prefeito de Miracema, Moisés da Sercon, ocorrido em agosto de 2018 e até hoje sem qualquer esclarecimento.
COMPROMETE INVESTIGAÇÕES
O juiz Ricardo Gagliardi, da 1ª Escrivania Criminal de Miranorte, se baseou no artigo 7º, parágrafos 10 e 11, da lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, com a redação conferida pela Lei 13.245/2016), que prevê que “algumas diligências devem ser mantidas de forma sigilosas, uma vez que o acesso a estes procedimentos podem causar risco de comprometimento do sucesso das investigações, principalmente quando em curso”. O indeferimento teve ainda parecer favorável do Ministério Público.
AINDA RESTA ESPERANÇA
Fidel Costa, irmão de Moisés e autor dessa ação, avisou que vai recorrer da decisão. Segundo ele, a família terá outra audiência no final do mês no Ministério da Justiça, no qual busca a federalização do caso, a esperança que resta à família para a solução do caso.
O NOME DO PALÁCIO
As entrelinhas de um vídeo do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) consolidou no meio político de Colinas o que todos já tinham como certo: o apoio do Palácio à reeleição do prefeito Josemar Kasarin (UB). Acompanhado da deputada estadual Vanda Monteiro (UB), o prefeito foi à residência do governador semana passada para uma visita e discutir projetos de mobilidade do município. Entre eles, a Transcolinas e o anel viário.
APOIO TOTAL A KASARIN
Wanderlei garantiu que todos esses projetos são compromissos de sua gestão, mas lembrou que ainda faltam mais de três anos para o fim do mandato. Por fim, o governador fez a fala que Kasarin esperava e que os colinenses davam como certa: “Nós vamos continuar trabalhando juntos, se Deus quiser. Você [Kasarin] pode contar com o meu governo, contar com nosso apoio para os seus projetos tanto administrativos quanto políticos. Nós estamos juntos. Você é um grande companheiro, um grande amigo”.
NENHUM ATRITO
Apesar dos comentários que tomam conta das rodas de política de Porto Nacional, o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (PSD) garantiu à coluna que não tem nenhum atrito com o prefeito Ronivon Maciel (PSD) e que não está deixando o grupo do Paço. Segundo Joaquim, Ronivon o chamou para conversar antes de nomear a suplente de vereadora Nassa Élida como secretária de Desenvolvimento Distrital (pasta que responde por Luzimangues).
TUDO SUPERADO
O vice-prefeito admitiu que foi adversário de Nassa, que, em 2020, se candidatou a vereadora ao lado do principal adversário do grupo de Ronivon, o ex-prefeito Otoniel Andrade (PTB), mas Joaquim garantiu que tudo está superado. “Ronivon primeiro conversou comigo [sobre a nomeação de Nassa], nós discutimos sobre isso, quando então decidimos pela vinda dela. Não foi nenhuma tomada de decisão só dele. Ele nos comunicou, a gente conversou sobre isso e aí sim ele tomou uma decisão. Continuo sendo soldado da gestão em busca de deixar Porto bem melhor. Nassa realmente foi adversária da campanha, como muitos outros, e agora veio somar junto ao time”, contou Joaquim.
OBRA PARADA
A vereadora de Gurupi Marilis Fernandes (PP) visitou o setor Cajueiro a convite dos moradores para fiscalizar uma obra de drenagem estaria parada há bastante tempo, causando transtorno e levando perigo aos moradores, com a enorme cratera na rua. “A gestão municipal tem a responsabilidade de dar continuidade a essa obra e diversas outras que estão paradas. Não podemos mais tolerar a paralisação desses projetos vitais”, defendeu a parlamentar. “Exigimos uma resposta imediata e ação eficaz para resolver esse problema.”
NÃO ESTÁ PARADA
A Prefeitura de Gurupi disse à coluna que a drenagem no setor Cajueiro faz parte do plano de obras estruturantes do município e “está em plena execução, dentro dos prazos estipulados em contrato”. “Esta obra é um compromisso da gestão Josi Nunes para reduzir a possibilidade de alagamentos e evitar contratempos para moradores dessa região da cidade, que sofrem há décadas com problemas devido ao grande volume de águas”, afirma a nota do município.
SINALIZAÇÃO ADEQUADA
Para a prefeitura, a realização desses serviços promovem algumas mudanças temporárias no trânsito da região, mas há sinalização nas vias para garantir a segurança de quem transita pelo local. “A gestão municipal reitera a necessidade desses investimentos, pois quando as obras forem concluídas, irão refletir em melhoria na qualidade de vida dos moradores dessa região, bem como de todos os gurupienses”, defende o município.
– Confira a íntegra da nota da prefeitura.
FIRME NO PROJETO
Apesar de ter submergido nos últimos meses, após colocar seu nome na corrida sucessória, o ex-senador Eduardo Siqueira (UB) demonstrou, com uma publicação nas redes sociais esses dias, que continua firme no projeto de voltar a ser prefeito da Capital. Ele reproduziu uma entrevista concedida ao jornalista Fernando Hessel, que hoje mora nos Estados Unidos, em que garante que no dia 1º de janeiro de 2025 vai assinar a ordem de serviço para contratação do projeto de construção do Hospital de Urgência e Emergência de Palmas.
AS GARANTIAS DE EDUARDO
Eduardo lembrou que foi sua gestão que fez o Espaço Cultural e o Ginásio Ayrton Senna, que são, segundo disse, obras mais caras para se construir do que um hospital. A garantia que o palmense pode ter de que essa obra vai virar realidade, continuou o ex-senador, é de quem tem um pai – o governador Siqueira Campos – que fundou a cidade e uma mãe – dona Aureny – que empresta o nome para bairros onde vive metade dos moradores da Capital. “E eu vou morrer em Palmas, onde já tenho um filho que está aqui definitivamente, meu anjo [Gabriel Siqueira Campos, falecido em 2011]”, ressaltou o pré-candidato.
A CULPA É DA IMPRENSA
Em Guaraí, esqueceram a mensagem e sobrou ataque para o mensageiro. Ao invés de o alvo das críticas serem eventuais problemas na gestão, o vereador Fábio Santos (SD) preferiu encontrar um culpado mais fácil: a imprensa. Na sessão dessa terça-feira, 12, o parlamentar acusou o jornalista Marcelo Gris, diretor do site Guaraí Notícias, de mostrar “um cidade péssima” por conta das cobranças e perguntas que o profissional faz aos vereadores e nas redes sociais. Até que se mude, parece que esse é o papel da imprensa: ser mosca na sopa. É aquela frase de Honoré de Balzac: “Se a imprensa não existisse, seria preciso não inventá-la”. Aí as coisas seriam bem mais fáceis para Suas Excelências.
PENTACAMPEÃ TOCANTINENSE
Uma tocantinense foi pentacampeã brasileira de futebol feminino domingo, 10, na Neo Química Arena, pelo Corinthians: Mariza Nascimento Silva, que é de São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio. Mariza estreou no Corinthians em 5 de março de 2022. Na sessão da Assembleia dessa terça-feira, o deputado Jair Farias (UB) apresentou uma moção de aplausos à meia corintiana.