DEU FERREIRINHA
O presidente regional do MDB, o ex-governador Marcelo Miranda, nomeou o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, para o comando do partido em Araguaína, ignorando o ofício pelo qual o vereador Geraldo Silva pedia o cargo. Junto ao documento de terça-feira, 30, Silva colocou anexo assinado por diversos líderes e todos os mandatários da cidade. Outro vereador, Edmar Leandro também é do MDB e apoiava o colega para a presidência da legenda.
VAI PEDIR A RETIRADA
No entanto, Marcelo colocou Geraldo Silva na comissão provisória, como membro. O vereador, contudo, não gostou e está pedindo a retirada de seu nome. Ele disse à coluna que não foi consultado por Marcelo. Silva foi eleito três vezes vereador pelo MDB, seu único partido de filiação em toda a sua história política.
ESTARÁ COM JORGE FREDERICO
Ferreirinha é tio do deputado Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Araguaína, e já avisou ao site araguainense AF Notícias que ambos estarão juntos em 2024. Já Geraldo Silva afirmou à coluna que seu objetivo “não era levar o MDB para A ou B”. “A proposta era reconstruir o partido”, disse. No entanto, ele havia afirmado à coluna na quarta-feira, 31, que, com Marcelo Miranda, já convidou o prefeito Wagner Rodrigues (SD) a se filiar no partido.
EXPECTATIVA ERA COM GERALDO
Inclusive, havia uma expectativa de que o MDB ficasse com Geraldo Silva por conta do histórico da aproximação da legenda com o governo Wagner, a partir do entendimento entre Marcelo e o então candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, no ano passado. Na época, os emedebistas indicaram o ex-deputado Freire Júnior de candidato a vice-governador e ainda ganharam o cargo de vice-presidente da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), para o qual foi indicado o ex-chefe de Gabinete de Ferreirinha na Câmara, Jonieri Cortes Vieira. O MDB agora tem a presidência da ASTT, comandada pelo advogado e emedebista Israel Bruxel de Vasconcelos.
ISRAEL DEIXA O MDB
Israel afirmou à coluna que está deixando o MDB. Segundo ele, por conta da definição dessa comissão e, ressaltou, “por não concordar com os rumos que o partido está seguindo no Estado e principalmente no município”.
A NOVA COMISSÃO
A comissão nomeada nessa quinta-feira pelo ex-governador Marcelo Miranda é presidida por Ferreirinha, com Zildomar Dias de Almeida de Tesoureiro; e Elenil, Geraldo Silva e Jonieri como membros.
JORGE FREDERICO COMEMORA
Claro que quem está comemorando a nova configuração do MDB local é o deputado Jorge Frederico, que já conta novamente com o partido como provável aliado nas eleições do ano que vem. Em 2020, ele disputou a prefeitura como emedebista, mas deixou a sigla no ano passado e foi para o Republicanos disputar a reeleição na Assembleia.
NADA DECIDIDO?
Porém, bom lembrar que essa comissão é provisória e tem validade só até 24 de julho deste ano. Ou seja, tudo pode ocorrer e há muita água para passar sob essa ponte.
O FATOR POSITIVO DA CRIMINALIDADE
Uma declaração do secretário estadual da Segurança Pública, Wladimir Oliveira, a uma emissora de rádio nessa quinta-feira, 1º, causou indignação. Isso porque ele afirmou ao programa Você em Foco, da rádio 105 FM, de Paraíso, que “a criminalidade tem um fator positivo”. “Isso demonstra que a sociedade está enriquecendo, ou está tendo desenvolvimento. Eu sempre falo assim, que é o lado positivo da criminalidade. Isso me dá um sinal de que a sociedade está avançando, está crescendo, está gerando riquezas”, avaliou a douta personalidade.
Assista:
NÚMEROS ESTRATOSFÉRICOS
Palmas registrou só em maio quase o mesmo número de assassinatos da soma dos cinco primeiros meses de 2022. No mês que terminou na quarta-feira, 31, foram 21 homicídios contra 23 de janeiro a maio do ano passado. Ainda: se nos primeiros cinco meses de 2022, a Capital anotou 23 assassinatos, nesse mesmo período agora, em 2023, foram inacreditáveis 74. Ou seja, 3,2 vezes mais ou 321,7% de aumento de um ano para o outro. Pela lógica do secretário, estamos riquíssimos.
DERTINS DE OLHO NA PREFEITURA
Pelo fato de o deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) e a esposa, Leila Bonagura, terem recepcionado a secretária estadual da Mulher Berenice Barbosa, em Gurupi, na segunda-feira, 29, aumentou a especulação de que ele quer o apoio do Palácio para uma possível candidatura à prefeitura da cidade no ano que vem. Por lá, o comentário é de que Dertins ou a esposa podem entrar na corrida sucessória da prefeita Josi Nunes (UB).
PALMAS OU GURUPI?
O ex-senador Ataídes Oliveira, que acabou de ingressar no MDB, disse à coluna que agora “em um grande partido e um grande grupo” vai “ouvir e seguir as diretrizes” da sigla. Ataídes lembrou que tem história com a Capital, da qual é pioneiro e com mais de 20 mil empregos gerados diretamente. Ou seja, tudo indica que o ex-senador está mesmo de olho na disputa de Palmas e não de Gurupi, como se especula lá na cidade do sul.
CINTHIA PELO SUL
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), visitou na terça-feira, 30, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) — foto –, para conhecer algumas práticas de gestão promovidas pelo governo gaúcho. Já na tarde de quarta-feira, 31, ela esteve com o prefeito de Porto Alegre e vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Sebastião Melo (MDB), com quem discutiu possíveis estratégias para o transporte coletivo, os desafios da gestão municipal e novas práticas e projetos voltados para a tecnologia, turismo e cultura.