LÉO DISPUTARÁ PRESIDÊNCIA
Já está definido na Assembleia que, se a eleição da mesa diretora do biênio 2025/2026 for mesmo derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Léo Barbosa (Republicanos) será candidato novamente. Ele é quem foi eleito em fevereiro para suceder o atual presidente, Amélio Cayres (Republicanos), mas o processo acabou questionado na Justiça pelo PSB nacional. Já há uma liminar suspendendo a eleição e agora o plenário da Suprema Corte decide se confirma a decisão de 24 de maio do ministro Dias Toffoli. A expectativa é de que a suspensão seja mantida.
APÓS DECISÃO DO STF
Por enquanto, não se fala em data da nova eleição da mesa, que é sempre antecipada, desde 2008, até porque depende dessa decisão do STF. De toda forma, é fato consumado: Léo será candidato a presidente.
JÁ ESTÁ JUDICIALIZADO
Não é que a nova eleição pode ser judicializada, ela já está. O próprio PSB nacional já questionou numa nova ação no STF – uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) – o mérito do caso, digamos assim. É que o primeiro processo, o que suspendeu o ato de fevereiro, questionou o fato de a Assembleia realizar duas eleições de mesa diretora num só dia. Já esta segunda entra no fato de o filho presidir o Legislativo numa legislatura cujo o pai é o governador do Estado.
DOIS ARGUMENTOS
Dois argumentos principais do PSB são: o presidente da Assembleia tem a prerrogativa de aceitar ou não pedidos de instalação de CPI e também de impeachment. Assim, defende o partido, não é possível ter o filho presidindo a Casa com o pai chefiando o Executivo. A relatora neste segundo processo é a ministra Cármen Lúcia. Ela é barra pesada.
DORINHA RECONDUZIDA
Apesar de em 2024 a indicação da coordenação da bancada federal ser da Câmara, a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) pode ser reconduzida para a função. Quem afirma é o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). Ele ressalva que ainda não houve uma discussão formal nesse sentido, mas já há uma sinalização. “Acho que a Dorinha deveria continuar na coordenação. Está fazendo um excelente trabalho e tem experiência”, defendeu.
BANCADA DA JANAD
Tudo quanto é grupo de WhatsApp recebeu na manhã desta quarta-feira, 29, uma foto com 14 deputados estaduais e os seguintes dizeres sobrepostos: “Um delicioso café da manhã com nossa anfitriã Janad Valcari e companheiros do Parlamento tocantinense”. A imagem foi recebida como uma demonstração de força “a quem interessar possa”. Vários observadores políticos já tascaram à coluna: “É a bancada da Janad”. Mas parlamentar reuniu 16 deputados nesse café da manhã. Veja outras fotos:
NA BASE DE WANDERLEI?
Em Araguaína, o comentário dessa terça-feira, 28, foi um suposto fechamento do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) para integrar a base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Marcus apoiou a candidatura a governador de Ronaldo Dimas (PL) no ano passado e sempre foi braço direito do ex-prefeito de Araguaína. Nas duas gestões de Dimas, ele foi vereador e presidiu a Câmara.
ELOGIOS AOS COMPANHEIROS
Coincidência ou não, em evento de sua gestão nessa terça, o prefeito Wagner Rodrigues rasgou elogios a Marcus e disse que o tem e a Gipão (PL) como dois companheiros.
RESPINGA NAS ELEIÇÕES?
A preocupação é que, se confirmada a nova posição, Marcus também vá não só para a base, mas também para a pré-campanha governista em Araguaína, do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), tido como o principal obstáculo para a reeleição de Wagner em 2024.
TANGENCIOU
À coluna, Marcus optou pelo tangenciamento ao fulcro do debate. Perguntado se está indo mesmo para a base de Wanderlei, arrodeou: “Tenho contribuído naquilo que entendo ser importante para o nosso Estado desde o início do nosso mandato”.
CURRÍCULO QUALIFICADO
A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) está sob nova direção. O ex-vereador de Palmas Mauro Mota deixou o cargo e assumiu, no dia 13 de novembro, o general da reserva Marco Antônio Martin da Silva, dono de um currículo extenso e altamente qualificado. General Martin, como é conhecido, foi ajudante de ordens do então presidente Fernando Henrique Cardoso e tem longa experiência internacional. Trabalhou e foi amigo do diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado terrorista em Bagdá, no Iraque, em 2003. Martin estava assessorando a presidência do TCE antes de assumir o novo cargo.
NA GOVERNADORIA
O ex-vereador Mauro Mota foi nomeado – também em 13 de novembro – assessor especial de Assuntos Institucionais da Secretaria Executiva da Governadoria.
AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PARA VEREADORES
Além dos servidores estaduais, quem também passou a ter direito a auxílio-alimentação foram os vereadores de Ananás. O prefeito Valdemar Nepomoceno já sancionou a lei municipal. Agora a Câmara vai baixar resolução para definir valor mensal e os demais critérios.
UM POUQUINHO DE SEM-VERGONHICE
Um vídeo circula em São Miguel do Tocantins com um cidadão reclamando de fala do vereador Florisvaldo Silva (PP) em sessão da Câmara contra uma criança com problema psiquiátricos. Segundo o vídeo, a vereadora Irene Borba (PP) fez um requerimento pelo qual pede ao município ajuda à criança, cujos pais também teriam problemas psiquiátricos. Então, o parlamentar disse que o menor tem “um pouquinho de sem-vergonhice”.
Assista o vídeo: