NOME DE ESCOLA NA PRÉ-CAMPANHA
Após intensa correria nos bastidores, a Assembleia aprovou nessa quarta-feira, 22, projeto de autoria da deputada estadual Janad Valcari (PL) que dá o nome da assistente social Márcia Barbosa Castro à Escola Estadual Santa Fé, em Palmas. Márcia era irmã do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e faleceu de câncer, aos 50 anos, em 2021. Os bastidores da tramitação desse projeto levaram para as discussões a pré-campanha eleitoral da Capital. Isso porque aliados de Janad e a própria família de Márcia dizem que os deputados Vanda Monteiro (UB) e Júnior Geo (Podemos), pré-candidatos a prefeito, votaram nas comissões permanentes contra a proposta para não beneficiar a adversária do PL que também participa da corrida sucessória.
NÃO OFENDERIA NINGUÉM
Um deputado se disse indignado à coluna. “Rejeitar uma homenagem à irmã do governador que faleceu de câncer e tem história na cidade!”, afirmou. Ele ressaltou que a unidade educacional não tem nome de nenhuma personalidade, ou seja, a homenagem a Márcia “não tiraria o nome de outra família, não ofenderia ninguém”.
VOTO CONTRA DOS PRÉ-CANDIDATOS
Segundo os insatisfeitos, Vanda e Geo votaram contra o PL que estava com parecer favorável do presidente da Comissão de Educação, deputado Marcus Marcelo (PL), e que tinha voto pela aprovação de Jorge Frederico (Republicanos). Com a proposta arquivada na comissão, foi avocado o plenário, com um recurso, inclusive com a assinatura de Vanda.
NEM SABIA DO TEMA
Chegou a haver uma conversa de que Léo Barbosa (Republicanos), sobrinho de Márcia, teria concordado com a rejeição da matéria, mas o parlamentar desmentiu a colegas, afirmando que nem estava sabendo dessa discussão.
COM VOTO DOS ANTES CONTRÁRIOS
Ao final das contas, após toda a correria, a proposta acabou aprovada em plenário, inclusive, com os votos favoráveis de Vanda e Geo.
MOVIMENTOS NEGROS QUEREM DISCUTIR INDICAÇÃO
O Movimento Negro Unificado (MNU) e o Enegrecer querem discutir com o Palácio a indicação para a nova Secretaria da Igualdade Racial, que o governador Wanderlei vai implantar na estrutura da máquina do Estado. Como a coluna afirmou nessa quarta, Wanderlei já fez convite, mas a pessoa não aceitou, e está à procura do titular. Essas duas entidades defendem que a secretaria “tenha forte diálogo com os movimentos sociais negros”. Assim, desejam que o nome de quem vai encabeçar a pasta seja uma figura com relação de proximidade com os movimentos.
A MÃO DE GOMES
A diretora da longa tocantinense “O barulho da noite”, a cineasta Eva Pereira, disse na première no Cinemark na noite de terça-feira, 21, que dos dois patrocinadores privados a produção conquistou um teve a mão de senador Eduardo Gomes (PL). Ele conseguiu que o Grupo Cristália investisse no filme. A outra empresa é a Energisa.
PREMIÈRE PRESTIGIADA
A première contou com a presença de artistas, jornalistas e autoridades. Entre esses últimos, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), os deputados estaduais Eduardo Mantoan (PSDB) e Júnior Geo (Podemos), e os secretários estaduais Elenil da Penha (Juventude e Esporte) e Deocleciano Gomes (Casa Civil).
RAINEL BARBOSA PRÉ-CANDIDATO EM PALMAS
O ex-prefeito de Miracema Rainel Barbosa transferiu o título para Palmas, onde deve ser candidato a vereador no ano que vem. Muito próximo do deputado estadual Ivory de Lira, Rainel tem o PCdoB, presidido no Estado pelo parlamentar, como opção para se filiar. Mas ele disse que vai escolher aquele que melhor acomode a sua pré-candidatura. Mas avisou que caminha junto com Ivory.
RICARDO AYRES GOSTOU
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) gostou da aprovação, pelo Senado, da PEC que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele aproveitou a deixa para chamar a atenção nas redes sociais para a sua “PEC da Democracia”, que visa promover uma reforma abrangente na Constituição para o que ele chama de “modernizar diversos aspectos do sistema judicial brasileiro”. Ayres começou em setembro a colher assinatura para essa proposta. “A oportunidade de avaliá-la [a PEC aprovada pelos senadores nessa quarta] juntamente com a de nossa autoria poderá equilibrar e valorizar adequadamente a função de cada Poder”, defendeu o deputado nas redes.
ELOGIOS A OLYNTHO
O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) também foi às redes sociais, mas para elogiar seu colega parlamentar de Araguaína, Olyntho Neto (Republicanos), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. “Não posso deixar de destacar o trabalho do relator da LDO, deputado Olyntho, que, com sensibilidade, entendeu os anseios de Araguaína, acolhendo nossas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias”, escreveu Jorge.
EMPREGO PARA OS JOVENS
O senador Irajá (PSD) comemorou a aprovação, pela Câmara, de seu projeto de lei que incentiva empresas a contratarem jovens de 16 a 24 anos. “Muito feliz com a aprovação do Projeto de Lei, cujo texto é de minha autoria, que propõe incentivos fiscais para a contratação de jovens de 16 a 24 anos, promovendo a chance de um futuro melhor para essa parcela da população que tanto sofre para com a falta de oportunidades”, postou Irajá nas redes sociais. A proposta dele agora vai ao Senado.